Educação Últimas Notícias

UnB Implementa Cotas para Pessoas Trans em Cursos de Graduação.

Nesta quinta-feira (17/10), a Universidade de Brasília (UnB) aprovou, por unanimidade, a criação de cotas para pessoas transexuais em seus cursos de graduação. A medida, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), reserva 2% das vagas em todas as modalidades de ingresso, o que representa cerca de uma vaga por curso.

Com essa decisão, a UnB se torna a 11ª universidade federal a adotar políticas inclusivas para a comunidade LGBTQIA+. Segundo o vice-reitor Henrique Vuelva, a nova política entrará em vigor nos próximos editais de seleção, visando ampliar o acesso de grupos minoritários, incluindo mulheres trans, homens trans, transmasculinos e pessoas não binárias.

A reitora Márcia Abrahão destacou que essa ação busca democratizar o acesso à educação superior. Ela enfatizou o compromisso da UnB com a equidade e a construção de um Brasil mais justo, lembrando que a universidade já foi pioneira em outras ações afirmativas, como o sistema de cotas raciais e o vestibular 60mais.

A primeira instituição pública a implementar cotas para pessoas trans no Brasil foi a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em 2018, seguida pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e, mais recentemente, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Fonte:Correio Braziliense
Foto:Alma Preta

Tópicos