O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a extradição de 63 brasileiros foragidos, acusados de participação nos ataques de 8 de janeiro, que fugiram para a Argentina. A decisão foi tomada a partir de um pedido da Polícia Federal (PF), que identificou a presença dos suspeitos no país vizinho após investigações. O Ministério da Justiça deverá agora acionar o Ministério das Relações Exteriores para coordenar os procedimentos de extradição junto ao governo argentino.
Em junho, as autoridades brasileiras receberam uma lista da Argentina com cerca de 60 brasileiros procurados pela Justiça, o que levou a PF a iniciar a formulação do pedido de extradição. Acredita-se que os foragidos entraram na Argentina em veículos, após quebrarem as tornozeleiras eletrônicas que monitoravam seus movimentos.
Essa ação faz parte da Operação Lesa Pátria, que busca identificar e prender os envolvidos nos atos de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes em janeiro deste ano. Desde então, a PF realizou diversas prisões e mandados de busca e apreensão, com destaque para ações em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal, além da detenção de empresários acusados de financiar os ataques. As investigações, que inicialmente deveriam ser concluídas em janeiro de 2023, foram prorrogadas para janeiro de 2025.
Fonte:CNN Brasil
Comentar