Clubes de assinatura crescem no Brasil thumbnail
Economia

Clubes de assinatura crescem no Brasil

Com uma variedade grande, de vinho a livros, a quantidade de clubes de assinaturas no Brasil só aumenta. Clubes de assinatura crescem no Brasil
Vinho, carne, livros, café, temperos. São vários clubes de assinaturas no Brasil. Mas qual é o maior desafio desse tipo de negócio? Como fidelizar o cliente? O PEGN foi conhecer dois clubes para tirar dúvidas: uma que entrega doces importados e outra com produtos de papelaria.
Fabiana Feitosa, empresária, diz que o clube tem crescido e que o número de assinantes tem sido maior do que no início.
“Quanto assinantes ativos? Hoje, 3500 assinantes ativos. Fora as vendas avulsas”, conta a empresária Patrícia Costa.
São dois casais de empreendedores. Patrícia e Marcos investiram R$ 8 mil reais para criar o clube de doces em 2016. “A gente entrou no clube para ter outra fonte de renda e deu super certo. Acabamos migrando porque vimos que tem potencial grande”, explica Marcos Saura.
Fabiana e o marido Leandro não revelam quanto investiram para abrir o clube de papelaria. Eles passaram dois meses planejando o negócio. “Ficou a dúvida, será que vai dar certo, será que tem público para tudo isso e me surpreendi de forma positiva”, fala Leandro Feitosa.
A pessoa recebe todos os meses uma caixinha lotada de produtos escolhidos a dedo para quem gosta de exclusividade. Clube de assinatura é isso, o público é exigente e o desafio é manter essa clientela sempre ativa.
“Para isso tem que escolher o nicho que você consiga inovar. Todo mês tem que ter novidade”, conta Patrícia.
Fabiana explica que um dos problemas é a quantidade de produtos e não a novidade. Muitas vezes o fornecedor não consegue atender.
Por isso o consultor Paulo Ancona aconselha: para investir em clube de assinatura tem que escolher um nicho não saturado e ter curadoria – pessoa que avalia e indica os produtos.
“Ele exige cuidados a mais do que apenas abrir uma loja física. Você desenvolver produtos e fornecedores todo mês novos e diferentes. Quem assina, quer exclusividade, um artigo que você não encontra em qualquer lugar”, explica o consultor.
Para garantir essa exclusividade os dois clubes têm estratégias diferentes. “A gente tenta trazer novidades, observa o que o público gosta de receber. Quem assina pode comprar na loja on-line. E a gente vê o quanto a pessoa começa a repetir os produtos e a gente vê o que eles gostam de receber, por exemplo, biscoito com chocolate e bala ácida”, conta Patrícia.
Já Leandro fala que eles oferecem produtos exclusivos. “Temos itens que são exclusivos nossos, criação nossa, arte nossa, temos serviço de gráfica terceirizada para rodar, mas a criação é nossa. Não adianta ir na papelaria que não vai encontrar. O produto é nosso, só nosso assinante vai ter”.
Os empresários também bolaram formas de atrair e fidelizar os clientes. No clube de doces, um ano de frete grátis. No de papelaria, sorteios. Ou seja, quem investe num clube de assinatura não pode dormir no ponto, senão o cliente parte para outra.
“Desafio é o perigo de se oferecer produtos encontráveis por aí. Você correr risco de repetir produtos semelhantes e o consumidor acaba se cansando, porque não tem novidade”, explica Ancona.
CANDY IN BOX
Telefone: (11) 3507-6311
Site: www.candyinbox.com.br
PAPEL NA CAIXA
Site: www.papelnacaixa.com
ANCONA CONSULTORIA
Paulo Ancona – Consultor de Negócios
Rua Frei Caneca, 558 – 21º andar – Consolação São Paulo/SP – 01307-000
Site: www.anconaconsultoria.com.br
SCARAMELLA PRESS
Assessoria de Imprensa da Ancona Consultoria
Telefone: (11) 2765-8572

Tópicos