Neste domingo (15/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva realizaram um sobrevoo sobre o Parque Nacional de Brasília, devastado por um incêndio florestal de grandes proporções. Lula anunciou que se reunirá amanhã (16/9) com a ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, e outros membros do governo para discutir medidas de combate às chamas.
O incêndio, que teve início na manhã de hoje, gerou uma densa fumaça que cobriu a cidade. Para o combate, foram mobilizados sete viaturas e uma aeronave do Corpo de Bombeiros. “Neste domingo, eu e a Janja sobrevoamos o Parque Nacional afetado por este incêndio de grandes proporções, um problema recorrente em todo o país. O governo federal está colaborando com o Corpo de Bombeiros do DF para enfrentar as chamas”, escreveu Lula em suas redes sociais, acompanhando a postagem com um vídeo do sobrevoo.
A Polícia Federal atualmente investiga 52 casos de incêndios criminosos, e o Ministério da Saúde tem fornecido orientações sobre como se proteger da fumaça. Lula destacou a gravidade da situação e a origem criminosa da maioria das queimadas, prometendo ações mais robustas para lidar com a emergência climática.
Fonte/Foto: Correio Braziliense
Comentar