Educação Esporte Últimas Notícias

Ministério do Esporte Expande Programa Semear com Foco em Pessoas com Deficiência e Igualdade de Gênero.

O Ministério do Esporte (MEsp) lançou, nesta terça-feira (10), uma expansão do programa Semear, visando ampliar o acesso ao esporte para pessoas com deficiência e promover a igualdade de gênero no paradesporto. A nova fase do programa busca atender pessoas de todas as idades e fortalecer a presença feminina nas atividades esportivas voltadas para pessoas com deficiência.

Atualmente, o Brasil conta com 18,6 milhões de pessoas com deficiência, mas 75% dos municípios ainda não têm programas esportivos específicos para esse público. O Semear pretende mudar essa situação com dois novos eixos de atendimento: o Semear Paradesporto, para crianças a partir de seis anos e jovens até 18 anos; e o Semear para Toda a Vida, que atende também adultos e idosos.

O ministro do Esporte, André Fufuca, destacou a importância de democratizar o acesso ao esporte e promover a qualidade de vida através da prática esportiva. O objetivo é estabelecer pelo menos cinco núcleos do programa em todo o país até o final do ano, cada um com capacidade para atender 50 beneficiários.

A implementação do Semear será feita em colaboração com estados, municípios e entidades do terceiro setor. O programa incluirá atividades inclusivas, culturais e esportivas, desde a formação básica até a especialização em paradesporto.

Além disso, para incentivar a participação feminina, pelo menos 50% das vagas nos núcleos do Semear serão destinadas a mulheres. O secretário Nacional do Paradesporto, Fábio Araújo, e o coordenador Geral de Planejamento, Rodrigo Abreu, reforçaram o compromisso de usar o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento integral para pessoas com deficiência.

 

Fonte: agência gov

Foto: Agência Gov – EBC

Tópicos