O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio das contas da Starlink no Brasil devido à falta de representantes do X (anteriormente Twitter) no país. A decisão visa assegurar o pagamento de multas aplicadas ao X, que anunciou o fechamento de seu escritório no Brasil.
Ambas as empresas são de propriedade de Elon Musk, que tem criticado Moraes e o Judiciário brasileiro. A decisão, divulgada sob sigilo, foi inicialmente reportada pelo G1 e confirmada pela CNN. Moraes deu um prazo de 24 horas para que Musk nomeie um novo representante legal no Brasil, sob risco de suspensão da rede social no país.
O fechamento do escritório do X foi anunciado em 17 de agosto e, segundo Musk, foi motivado por “exigências de censura” relacionadas a ordens de Moraes para bloqueio de perfis na plataforma. Em resposta, a rede social expressou preocupação com a possibilidade de prisão de seu representante legal no Brasil e garantiu que a plataforma continuará acessível para os usuários brasileiros.
Musk está sendo investigado pelo STF por suspeitas de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.
Fonte: CNN
Foto: Studio FM
Comentar