Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, país avançou em 13, como aumento da educação e erradicação da pobreza. Contudo, piorou em 4, como combate às alterações climáticas e busca pela igualdade de gênero. A imagem atual de Xangai, a capital econômica da China
Getty Images/BBC
O desenvolvimento na China tem se tornado mais sustentável em nível nacional e regional, mas piorou em temas relacionados às questões ambientais. É o que aponta um estudo publicado na revista Nature, que analisou o desempenho chinês quanto ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Dos 17 ODS, país avançou em 13 e piorarou em 4.
Em nível nacional, a China avançou nos seguintes objetivos:
Erradicação da pobreza,
Educação de qualidade,
Fome zero,
Boa saúde e bem-estar,
Água limpa e saneamento,
Energia acessível e limpa
Emprego digno e crescimento econômico,
Indústria, inovação e infraestrutura,
Redução das desigualdades,
Cidades e comunidades sustentáveis,
Vida sobre a Terra,
Paz, justiça e instituições fortes,
Estabelecer parcerias para alcançar as metas.
Por outro lado, a China piorou nos objetivos que se referem a:
Alcançar a igualdade de gênero,
Consumo e produção responsáveis,
Combate às alterações climáticas,
Vida de baixo d´água
Em nível regional, o leste da China teve um índice geral de desenvolvimento sustentável mais alto que o oeste, enquanto o sul teve maior pontuação do que o norte chinês.
O estudo, publicado nesta quarta-feira (01), foi realizado pela Universidade do Estado do Michigan, nos Estados Unidos, e pela Universidade Agrícola da China. Ele analisou o desempenho chinês entre os anos de 2000 e 2015.
Desigualdade entre homens e mulheres no trabalho quase não caiu em 27 anos
Brasil é apenas 130º em ranking que analisa igualdade salarial entre homens e mulheres com trabalho semelhante
China: 2ª maior economia
Segundo os autores, este é o primeiro estudo a comparar o crescimento de um país e seu desempenho do cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A China foi a primeira nação a ser analisada por ser “o maior país em desenvolvimento, tanto em extensão territorial quanto populacional”, explicam os pesquisadores no estudo.
“Nas últimas décadas, a China experimentou um rápido desenvolvimento econômico, refletido em seu excepcional crescimento no produto interno bruto e se tornando a segunda maior economia do mundo”, esclarecem.
Os autores sugerem que os métodos utilizados na pesquisa pioneira podem ajudar outros países a monitorar seu progresso no cumprimento dos objetivos estipulados pela ONU.
“Essas informações são urgentemente necessárias, pois muitos países enfrentam o desafio de alcançar a sustentabilidade em tempos de crescimento populacional, desenvolvimento desigual entre regiões dentro de suas fronteiras e escassez de recursos em economias em rápido desenvolvimento”, diz trecho do estudo.
Desenvolvimento sustentável: como alcançá-lo na indústria?
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Em agosto de 2015, 193 países se comprometeram a cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
O acordo, do qual o Brasil faz parte, estipula que os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos. Ou seja, os objetivos deverão ser alcançados por esses países até 2030.
ODS
Reprodução/ TV Globo
Série de reportagens mostra as 17 metas da ONU para desenvolvimento sustentável do planeta:
Série de reportagens mostra 17 metas da ONU para o desenvolvimento sustentável do planeta
Comentar