O Aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, tem uma nova previsão oficial para o retorno das operações de aterrissagem e decolagem. A reabertura parcial está programada para ocorrer no mês de outubro, em uma data específica a ser determinada, com uma operação inicial de 50 voos diários. O funcionamento será das 10h às 22h, todos os dias. A reabertura completa está prevista para dezembro. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) pelo ministro de Infraestrutura, Sílvio Costa Filho, após uma reunião no Palácio do Planalto entre membros do governo federal e executivos da Fraport, a empresa concessionária responsável pela administração do aeroporto, incluindo o CEO global da companhia, Stefan Schult, e a diretora no Brasil, Andreea Pal.
“O acordo estabelece que em outubro deste ano, iniciaremos a reabertura parcial do Aeroporto Salgado Filho com 50 voos diários, totalizando 350 voos semanais. Este será o primeiro passo na reabertura do aeroporto, e até dezembro, o Salgado Filho estará operando integralmente, como antes da inundação que infelizmente afetou o estado do Rio Grande do Sul”, disse o ministro em uma entrevista após a reunião com jornalistas.
O Salgado Filho está fechado desde 3 de maio, quando as enchentes devastaram o estado, inundando a pista e o terminal de passageiros do maior e mais movimentado aeroporto gaúcho, um dos dez mais movimentados do Brasil. Na semana passada, o terminal foi reaberto apenas para embarque e desembarque, bem como para o controle de segurança dos passageiros, que são transportados para a Base Aérea de Canoas, na região metropolitana, de onde estão operando atualmente 26 voos diários (ida e volta).
Para possibilitar a retomada dos voos, a pista do Salgado Filho, danificada pelas enchentes, está passando por obras para liberar 1.700 metros em outubro, com um novo pavimento de concreto. Durante a fase de operação parcial que começará em outubro, os voos internacionais não serão retomados, conforme informou a CEO da Fraport no Brasil, Andreea Pal. Os voos domésticos de passageiros e cargas serão retomados conforme a demanda das companhias aéreas, observou a executiva.
fonte: Blod do Riella
foto: LeiaJá
Comentar