Eventos acontecem a partir da quinta (1º) e seguem até o dia 7 de junho em vários locais da ilha. Imagem de arquivo mostra o meio ambiente em Fernando de Noronha
Admistração de Fernando de Noronha/Divulgação
Fernando de Noronha comemora a Semana do Meio Ambiente com uma programação gratuita que começa na quinta-feira (1º) e segue até o dia 7 de junho. São realizadas expedições, gincanas, trilhas e debates. Segundo os organizadores, o objetivo do evento é colocar o tema da conservação em pauta.
📱Compartilhe no WhatsApp
A abertura da programação acontece às 17h no Forte Nossa Senhora dos Remédios. Participam a administradora da ilha, Thallyta Figuerôa; a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira; e a chefe do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Carla Guaitanele.
Programação
Sexta-feira (2):
🛬 Às 8h: O Aeroporto Carlos Wilson recebe uma ação de divulgação do programa Plástico Zero. O programa, criado em 2019, determina a redução do uso de descartáveis e plásticos na ilha. Os turistas vão receber informações do trabalho em Noronha para reduzir a geração de resíduos.
🐬Às 17h: O painel interativo “Conservação oceânica: o desafio perante o aumento do lixo marinho” é realizado no Forte dos Remédios. O encontro conta com a participação do oceanógrafo do Projeto Golfinho Rotador, José Martins.
Sábado (3):
🌳 Das 8h às 11h: A Gincana Ambiental ocorre na Praia da Conceição, com atividades ambientais para crianças.
🐢 Das 16h às 18h: Uma roda de conversa acontece na Praça Tamar, com contos de temas ecológicos.
Domingo (4):
🏝️ Das 8h às 12h: Expedição à Ilha Rata, a segunda maior do arquipélago, que faz parte do Parque Nacional Marinho e só pode receber visitação com autorização especial do ICMBio.
5 de junho:
☕ A partir das 6h: No Dia Mundial do Meio Ambiente, as atividades começam com ioga e café da manhã, no Mirante do Boldró. Temas ambientais são abordados com os alunos da Escola Arquipélago, durante o dia de aula.
🌊 A partir das 18h: Comemoração dos 37 anos da Área de Proteção Ambiental, também no Mirante do Boldró.
6 de junho:
🦈 A partir das 17h: O painel “Desafio na conservação da biodiversidade marinha: dos tubarões ao peixe-leão” é realizado no Forte dos Remédios, com a participação de especialistas como Rhiel Venuto, representante do ICMBio.
7 de junho:
🌤️ Às 17h: O Forte dos Remédios recebe o painel “Necessidade da resiliência e adaptação às mudanças do clima”, com a participação de Dalla Bell, representante da Secretaria de Meio Ambiente.
A programação é realizada em parceria pela Administração da Ilha, pelo ICMBio, pela Secretaria do Meio Ambiente, pelo Forte Noronha, pela Escola de Surfe Alma Solar, pelo Projeto Golfinho Rotador, pela Escola Arquipélago e pelo Projeto Tamar.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Comentar