Brasília (DF) 28/02/2023 O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva sobre reonaração de combustíveis
Economia Notícias Últimas Notícias

Governo Federal avalia medidas para coibir abusos na regra de distribuição de juros sobre capital próprio, disse ontem o ministro da Fazenda.

] https://www.caixa.gov.br/vem/Paginas/default.aspx

Haddad explicou que grandes empresas têm usado o regime para diminuir artificialmente o lucro e pagar menos Imposto de Renda, o que gera perda de bilhões na arrecadação federal.
“Bilhões são drenados dos cofres públicos para beneficiar meia dúzia de empresas que fazem engenharia tributária em cima de um dispositivo legal que hoje está sendo abusado. E assim vai. Para o ministro da Fazenda, esta é a maior caixa-preta do Brasil.

Atualmente, há duas maneiras de as empresas distribuírem parte do lucro para os acionistas. A primeira ocorre por meio dos dividendos, obrigatórios pela Lei das Sociedades Anônimas, em que a empresa paga Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre os lucros, mas o investidor não paga nada.

A segunda ocorre por meio dos juros sobre capital próprio, de caráter facultativo, em que a empresa não paga IRPJ e CSLL, mas o investidor paga 15% de Imposto de Renda retido na fonte. Os repasses de juros aos investidores são considerados como despesas e descontados do lucro.

 

fonte: blog do Riella

Tópicos