O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse hoje (23) que não há explicação para que a taxa básica de juros da economia esteja em 13,75% ao ano no Brasil.
A declaração foi depois que o Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a taxa Selic em 13,75%
“Eu digo todo dia, não tem explicação para nenhum ser humano, no planeta Terra, a taxa de juros no Brasil estar a 13,75%. Não existe explicação, então, como presidente da República, eu não posso ficar discutindo cada relatório do Copom. Não posso. Eles paguem o preço pelo que estão fazendo. A história julgará cada um de nós. A única coisa que eu sei é que a economia brasileira tem que crescer. Nós precisamos gerar emprego. O emprego é a única coisa que garante tranquilidade. Se seu pai trabalha, sua mãe trabalha, se você trabalha, todo mundo ganha um pouco, a economia volta a crescer. É esse país que eu quero construir e é esse país que vamos construir”, afirmou
Lula voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicado para o cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele foi aprovado pelo Senado e tem mandato até 2024.
“Eu, como presidente da República, não posso ficar discutindo cada relatório do Copom, eu não posso. Eles paguem o preço pelo que estão fazendo. A história julgará cada um de nós”, afirmou.
O presidente acusou Roberto Campos Neto não cumprir a lei que concedeu autonomia ao Banco Central.
“Se esse cidadão quiser, ele nem precisa conversar comigo. Ele só tem que cumprir a lei que estabeleceu a autonomia do Banco Central. Ele precisa cuidar da política monetária, mas ele precisa cuidar também do emprego, precisa cuidar da inflação e precisa cuidar da renda do povo”, afirmou Lula.
Fonte: EBC/agências
Foto: EBC
Comentar