No primeiro dia após a posse como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com dez chefes de Estado e representantes de governos estrangeiros. Os encontros bilaterais ocorreram no Palácio do Itamaraty, nesta segunda-feira (02/01), e tiveram como principal objetivo estreitar relações internacionais nas temáticas de comércio e políticas sociais.
O presidente Lula recebeu o vice-presidente da China, Wang Qishan, que entregou uma carta do presidente Xi Jinping com os cumprimentos e o interesse em ampliar a cooperação. O país é o maior parceiro comercial do Brasil.
Representantes da América Latina também fizeram parte da agenda. Com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, Lula tratou da reaproximação entre os dois países. Com Luis Alberto Arce Catacora, presidente da Bolívia, o encontro envolveu a colaboração em políticas sociais, energia e fornecimento de fertilizantes. Já com o presidente do Chile, Gabriel Boric, Lula conversou sobre o potencial de colaboração econômica e o desenvolvimento de parcerias. Ao longo do dia, o presidente também se reuniu com presidentes do Equador, Honduras e Colômbia.
Lula ainda conversou com o presidente da Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embaló, e destacou que o Brasil “irá voltar a ter a África como uma prioridade nas suas relações com o mundo.”
Com o Rei Felipe VI, da Espanha, e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente Lula dialogou sobre as relações com Brasil, Europa e América Latina.
Comentar