DENGUE É A PREOCUPAÇÃO DO MOMENTO
Número de casos prováveis de dengue no Brasil quase dobrou desde o começo do ano, comparado ao mesmo período de 2021, segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.
Enquanto a Covid-19 vem sendo controlada, já foram registrados 400 mil casos prováveis de dengue este ano, o que representa aumento de 95% em relação ao mesmo período do ano passado.
São 184 casos para cada 100 mil habitantes.
Destaque negativo para o Distrito Federal, onde a doença registrou aumento de 500% de 2 de janeiro a 2 de abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021.
COVID – Média móvel de mortes pela Covid-19 no Brasil cai para 94.
Ontem, foram registrados 125 óbitos, elevando o total a 662.151.
EMERGÊNCIA – Secretários de Saúde estaduais e municipais mantêm o pedido de mais prazo para que os gestores locais possam se adequar ao fim da Espin (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional).
Presidentes do Conass e do Conasems (conselhos de secretários de Saúde estaduais e municipais) pedem que a portaria que revogará o estado emergencial entre em vigor após 90 dias.
Nesse período, os gestores locais pretendem adequar normas que foram vinculadas à Espin.
São mais de dois mil atos em todas as esferas do poder que poderão ser revogados, alterados ou se tornarem uma política definitiva.
Ministério da Saúde garantiu que haverá período de transição, mas de 30 dias.
FOLGA – Governo Federal estabeleceu ponto facultativo para servidores públicos no dia 22 de abril (sexta-feira).
TSE – Eleitores têm até 4 de maio para emitir, transferir ou regularizar o título de eleitor. Essa também é a data final para que pessoas transexuais e travestis solicitem o uso do nome social no documento.
AUMENTO – Entidades de polícias da União convocaram protestos, na próxima semana, para pressionar o Governo a conceder a essas categorias reajuste salarial superior aos 5% propostos para todo o funcionalismo federal.
Atos foram agendados para o dia 28, em unidades da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
BC – Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central (BC) informou que a greve foi suspensa até maio, para analisar a proposta do Governo Federal com aumento salarial de 5% para o funcionalismo em geral.
A greve do BC tem prejudicado a divulgação semanal do boletim Focus, com previsões sobre PIB e inflação.
PREVISÕES – FMI (Fundo Monetário Internacional) melhorou a estimativa de crescimento da economia do Brasil em 2022, mas piorou o cenário para o ano que vem, alertando para o impacto da inflação elevada.
Previsão para crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil em 2022 passou para 0,8%, contra 0,3% previsto em janeiro.
Para 2023, prevista expansão econômica de 1,4%.
Para América Latina e Caribe, projeção de crescimento médio de 2,5% em 2022 e 2023.
O FMI espera crescimento de 3,6% para a economia global este ano.
ELETROBRAS – Surge incerteza sobre privatização da Eletrobras, cujo processo deve ser analisado hoje em sessão do Tribunal de Contas da União.
Um dos ministros promete pedir vistas e adiar o julgamento.
Se isso acontecer, a privatização da empresa dificilmente ocorrerá no atual Governo.
O ministro Vital do Rêgo Filho declarou que pretende pedir vistas ao processo, atrasando a apreciação do caso por 60 dias.
AVIAÇÃO – Câmara dos Deputados pode votar hoje a Medida Provisória (MP 1089/21) que reformula a legislação sobre aviação civil.
A proposta acaba com a diferença entre serviços aéreos públicos (transporte comercial regular) e serviços privados (sem remuneração e em benefício do operador).
Muda valores e tipos de ações sujeitas a taxas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Qualquer pessoa física ou jurídica poderá explorar serviços aéreos, observadas as normas do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e da autoridade de aviação civil.
INTERNET – Câmara dos Deputados concluiu a votação da Medida Provisória que cria o Programa Internet Brasil, a qual segue para apreciação no Senado.
A iniciativa prevê o acesso gratuito à Internet em banda larga móvel para estudantes da educação básica da rede pública.
GUERRA – Ucrânia reconhece que negociações de paz estão suspensas devido ao cerco russo à cidade de Mariupol, em nova ofensiva militar.
Kiev e Moscou não mantêm conversas presenciais desde 29 de março.
O domínio russo em Mariupul é quase total.
AGENDA – Presidente Bolsonaro inicia o dia no Palácio da Alvorada, com cerimônia de hasteamento da Bandeira em homenagem ao Dia do Diplomata.
No fim da manhã, ele estará em Rio Verde (GO), participando de cerimônia alusiva a Regularização Fundiária.
ECONOMIA – Dólar fechou ontem a R$ 4,668, com alta de 0,43%, recuando 16,28% em 2022.
Índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, atingiu 115.057 pontos, com queda de 0,55%.
Por RENATO RIELLA
Comentar