O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou nesta quinta-feira (27.01), em Parnaíba (PI), de parte da programação do Rally Cerapió, maior prova off-road de regularidade da América Latina. Neste ano, o evento, que percorre a Rota das Emoções (Ceará, Maranhão e Piauí), tem patrocínio de R$ 260 mil do Ministério do Turismo. Ainda na cidade piauiense, Machado Neto conheceu o Museu do Mar, localizado no Porto das Barcas.
Com a presença do ministro, o Rally Cerapió promoveu uma experiência em turismo náutico, a partir da navegação de um catamarã pelo Delta do Parnaíba. Pilotos, organizadores da competição e convidados puderam contemplar um dos destinos mais procurados por turistas nacionais e estrangeiros na região.
“Esse tipo de evento movimenta o turismo e a economia das cidades por onde passa. Muitos vêm para participar da competição e depois voltam para conhecer melhor tudo o que a região tem para oferecer”, disse Gilson Machado Neto. “Integrar eventos esportivos e automobilísticos com a divulgação do turismo é formidável”, completou o ministro.
O coordenador do Rally Cerapió, Bruce Cordão, destacou a importância da prova à região. “Como o nosso slogan diz, isso é muito mais do que um rally. Temos ações sociais, à parte do turismo. E o Ministério do Turismo estar junto com a gente tem tudo a ver”, declarou.
O ministro também esteve no Complexo Turístico Porto das Barcas, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e que passou por uma grande obra de revitalização. São 10 mil metros de construção recuperados, envolvendo esquadrias, pintura e instalações. O local abriga lojas, pousada, galpão e restaurante.
Em seguida, o ministro do Turismo conheceu as instalações do Museu do Mar, que destaca as riquezas do Delta do Parnaíba, terceiro maior delta do mundo e o único das Américas que desagua em mar aberto. O museu guarda peças como a ossada de um peixe-boi; um esqueleto de baleia cachalote, com 16 metros de extensão; a réplica e o esqueleto de um boto-cinza e barcos em tamanho real. O local conta ainda com teatro, biblioteca e espaços para apresentações artísticas e exposições.
“No Porto das Barcas, o visitante pode conhecer o artesanato local e os valores históricos e culturais da região”, apontou o ministro. “E no Museu do Mar você tem de tudo, desde os artefatos de pesca, a biodiversidade marinha, a pesca do caranguejo até as embarcações e como elas são construídas”, detalhou Machado Neto.
O ministro Gilson Machado Neto também se encontrou com o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, para alinhar medidas de ampliação e estruturação do turismo na cidade.
Por Rafael Brais
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Comentar