Cidade ganhará mais um centro de eventos. Crédito: Circuito das Águas Paulistas
Turismo

Com recursos do MTur, Jaguariúna (SP) ganhará centro de eventos

Conhecida pelos tradicionais rodeios, a cidade de Jaguariúna (SP) ganhará em breve um novo centro de eventos. Com recursos do governo federal na ordem de R$ 1,77 milhão, oriundos do Ministério do Turismo, o local contará com uma arena de apresentações multiuso com área de estar, lanchonete, sanitários, áreas funcionais para animais, veículos e equipamentos, área de carga e descarga e para trailers. A expectativa é de que o espaço fique pronto em menos de dois anos.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou que a obra trará benefícios econômicos para a região, além de dar um novo equipamento para o turismo de negócios e de eventos do país. “A prioridade do nosso governo é investir em obras que realmente impactam na qualidade de vida da população e no desenvolvimento econômico das diversas regiões. E Jaguariúna é uma prova disso. Este recurso gerará emprego e movimentará todo um comércio e setor hoteleiro local”, pontuou o ministro.

De acordo com a prefeitura, o futuro centro de eventos será um equipamento público para apresentações e eventos diversos. Ele incrementará, também, as possibilidades físicas e ampliará a ação turística, auxiliando o desenvolvimento do turismo, principalmente por meio de adequação da infraestrutura, de forma a permitir a expansão das atividades turísticas e a melhoria da qualidade do produto para o turista.

Além dos grandes eventos de rodeios, Jaguariúna também é conhecida por receber milhares de turistas, principalmente aos fins de semana. Entre os principais atrativos estão o passeio da Maria Fumaça, que tem partida na estação ferroviária localizada no centro cultural do município, e festas e eventos, como o “Café com Viola”, festas juninas, entre outros.

INVESTIMENTOS – As obras do MTur são realizadas, preferencialmente, nas cidades que constam no Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) que orienta a aplicação de recursos públicos em destinos que adotam o turismo como estratégia de investimento e alternativa de retorno econômico. As verbas provêm do orçamento próprio do órgão e de emendas parlamentares apresentadas ao MTur.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Tópicos