Presidente da Embratur, Carlos Brito, encontrou representantes do turismo de diversos países. Crédito: Victor Seco/Embratur
Oministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou nesta quarta-feira (19.01), de forma virtual, de reuniões realizadas pelo presidente da Embratur, Carlos Brito, na Fitur, em Madrid (Espanha). A comitiva do Brasil conta com a presença do chefe da Assessoria Especial, Rafael Luisi, e do chefe da Assessoria de Relações Internacionais, embaixador Jorge Kadri.
A Fitur é a maior feira de turismo no mercado ibero-americano e a segunda mais importante do mundo, e reúne milhares de empresas e visitantes. O estande da Embratur no local possui 305 metros quadrados e traz um pouco das belezas e experiências que turista terá ao visitar o Brasil.
Os representantes da Embratur e do Ministério do Turismo se encontraram, no estande do Brasil na Fitur, com ministros e representantes de empresas e imprensa de vários países. Dentre os compromissos, eles se reuniram com a ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, Eldevina Materula, para alinhar troca de experiências, parcerias e campanhas conjuntas para o setor.
Eldevina parabenizou o Brasil pela conquista do escritório regional da OMT para as Américas e declarou ter votado no nosso país por “todas as ligações histórias que nossos países possuem”. Para ela, há muito em comum entre as nações. “Podemos fortalecer nossa parceria para promoção e para capacitação no Turismo”, disse.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou da reunião por meio de teleconferência e destacou que a proximidade entre os dois países pode aumentar cada vez mais. “Vamos analisar quais gargalos existem para que a gente possa ampliar o fluxo turístico, especialmente na conectividade aérea ”, afirmou.
Outra reunião desta quarta-feira foi com o ministro do Uruguai, Tabaré Vieira, para tratar de avanços em parcerias, inclusive em pautas do Mercosul, como a Rota Caminho dos Jesuítas. O ministro Gilson Machado Neto, por telefone, reforçou o empenho do Brasil em fortalecer os laços entre os países. O presidente Carlos Brito também se reuniu com o ex-ministro de Turismo da Argentina e deputado nacional, Gustavo Santos, para debater cenário do setor no pós-pandemia. Machado Neto participou por telefone.
Pela manhã, Embratur e MTur se reuniriam com Glauco Fuzinatto, presidente da Visit Brazil Travel Association (VBRATA), uma associação europeia sem fins lucrativos que se destina à promoção do Brasil e reúne operadores e trade que enviam turistas para o nosso país. Na reunião, debateram a proposta de roadshows, seminários e eventos para capacitar operadores e promover o Brasil no exterior.
Entrevistas – O presidente da Embratur, Carlos Brito, concedeu entrevistas para a rádio espanhola Onda Cero, de Almería, e para a CNN. Brito destacou a promoção do Brasil no exterior e reforçou que o País está pronto para receber turistas internacionais. “O Brasil tem todos os tipos de turismo e, com certeza, está preparado para receber e encantar os visitantes estrangeiros”, afirmou.
Por Rafael Brais
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Comentar