Turismo

Brasil sediou mais de 3,8 mil feiras que promoveram o turismo de negócios em 2021

Maioria das feiras foram realizadas na região Sudeste do país. Ao todo, 397 cidades tiveram ao menos um evento

Fene arte foi realizada no ano passado, em Recife (PE). Crédito: Roberto Castro/MTur

OBrasil recebeu 3.865 feiras e eventos de 37 segmentos da economia. É o que aponta um levantamento realizado e divulgado recentemente pelo portal Feiras do Brasil. Ao todo, 397 cidades sediaram estes encontros que movimentaram o turismo de negócios em território nacional. Os destaques foram para a cidade de São Paulo (SP), que recebeu quase metade deste total (1.541), seguida por Rio de Janeiro (RJ), com 260; Brasília (DF), com 148 e Belo Horizonte (MG), com 117 feiras e eventos.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, pontuou que o turismo de negócios é de suma importância para toda a recuperação do setor. “Temos neste tipo de turismo um dos segmentos que mais movimentam a economia dos municípios brasileiros. O avanço da vacinação no país, aliado à adoção de protocolos sanitários contra a Covid-19 e a utilização de ferramentas tecnológicas que possibilitaram, em alguns casos, formatos híbridos, conseguimos retomar este importante segmento para o turismo e para a economia do nosso país” destacou.

De acordo com o portal, os segmentos Agropecuários, Comercial e Industrial e o de Saúde (Tecnologia, Equipamentos e Pesquisa) foram os que mais motivaram eventos no ano passado. Ainda no topo da lista, as feiras de gestão empresarial e de recursos humanos e de Empreendedorismo, Negócios e Franquias também se sobressaíram no quantitativo final.

Para a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), as viagens corporativas movimentavam, em novembro de 2021, 70% do faturamento pré-pandemia. Ainda segundo a agência, o segmento havia faturado R$ 453,4 milhões, um aumento de 96% em relação ao mesmo período do ano passado e de 16%, quando comparado ao mês de agosto. De acordo com a Abracorp, “a vacinação contra a Covid-19, a ampliação da oferta de voos e, principalmente a confiança do viajante foram fatores decisivos para alcançar o resultado”.

TURISMO DE NEGÓCIOS – Em 2019, o estudo de demanda turística internacional do MTur apontou que o turismo de negócios foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros para o Brasil. Do número total, 15,4% visitaram o país com esta finalidade. Entre os destinos mais procurados estão São Paulo (49,2%), Rio de Janeiro (19,1%), Curitiba (4,8%), Porto Alegre (3,4%) e Brasília (3,2%). O gasto médio per capita, por dia, desses viajantes foi de US$ 77,39.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

MINISTÉRIO DO TURISMO

Tópicos