Presidente da Embratur, Carlos Brito, representou o ministro em cerimônia. Crédito: Victor Seco/Embratur
Oministro do Turismo, Gilson Machado Neto, foi homenageado nesta terça-feira (18.01), em Madrid, na Espanha, com a Medalha de Mérito pela Internacionalização do Turismo na Ibero-América. A solenidade aconteceu durante a 25ª Conferência Iberoamericana de Ministros e Empresários do Turismo (Cimet), que é realizado às vésperas da Fitur.
Diagnosticado com o novo coronavírus na semana passada, Machado Neto não pôde viajar para Espanha e foi representado na solenidade pelo presidente da Embratur, Carlos Brito. A comitiva do Brasil conta com a presença do chefe da Assessoria Especial, Rafael Luisi, e do chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais, embaixador Jorge Kadri.
A Medalha de Mérito pela Internacionalização do Turismo na Ibero-América, que comemora a vigésima quinta edição da Cimet, é uma homenagem àqueles que contribuíram para o fortalecimento das atividades turística nessa região. A medalha é cunhada pela Casa da Moeda Real da Espanha, com um certificado oficial de sua Emissão pela Fábrica Nacional de Moedas e Selos.
Por meio de vídeo gravado, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a homenagem. “É com enorme satisfação que recebo esta honraria conferida a personalidades tão ilustres do turismo na Ibero-América”, disse. “Mais uma prova de que nosso país está no caminho certo”, completou.
CIMET – A Conferência Iberoamericana de Ministros e Empresários do Turismo promove debates sobre Covid-19, cenário pós-pandemia, perfil no novo turista e o viajante na Europa e na América Latina. O ministro Gilson Machado participou da Cimet de forma virtual.
Para o presidente da Embratur, Carlos Brito, esse é mais um importante evento para trocar experiências com outros países e promover o turismo do Brasil no exterior. “São momentos em que divulgamos as potencialidades do nosso país e mostramos as belezas e oportunidades de conhecer destinos únicos”, disse.
ENTREVISTAS – O ministro Gilson Machado Neto e o presidente da Embratur, Carlos Brito, falaram sobre as ações desenvolvidas para alavancar o turismo brasileiro no pós-pandemia para a imprensa espanhola. Em conversa com a Agência EFE, por videoconferência, Machado Neto reforçou a vocação do Brasil para turismo de natureza e das características que fazem do nosso país único no mundo.
“Nada se compara ao Brasil. Somos o país mais preservado do mundo, o único a ter seis biomas e com uma biodiversidade inigualável”, afirmou, destacando também as medidas adotadas durante a pandemia. “Foram várias ações para ajudar o setor, como a criação de protocolos sanitários para volta das viagens”, declarou.
O presidente da Embratur, Carlos Brito, ressaltou algumas das ações promovidas pela Agência para divulgar o turismo brasileiro, como a exposição Meninas de Velásquez, que são bonecas grandes com temática brasileira, em parceria com a prefeitura de Madri. Uma delas, inclusive, estará no estande do Brasil na Fitur. “Desde julho, voltamos a divulgar o nosso Turismo no exterior e vemos o quanto os turistas internacionais se impressionam com nossas ações e querem visitar o Brasil”, concluiu.
Por Rafael Brais
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
MINISTÉRIO DO TURISMO
Comentar