Greenville foi construída durante a corrida do ouro no oeste americano, em meados do século XIX. O chefe do batalhão, Sergio Mora, observa as chamas na cidade de Greenville, na Califórnia, em 5 de agosto de 2021
Noah Berger/AP
Um incêndio florestal de grandes proporções transformou uma cidade histórica da Califórnia, nos Estados Unidos, em cinzas nesta quinta-feira (5), segundo as autoridades locais.
Greenville, que foi construída durante a corrida do ouro no oeste americano, em meados do século XIX, ficou em ruínas após as chamas que ardem na região alcançarem ruas e casas.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Fumaça de incêndio florestal expulsa banhistas de praia na Itália
Grécia e Itália sofrem com incêndios florestais e temperaturas acima de 40°C
Incêndio florestal atravessa da Califórnia para Nevada nos EUA
Localizada nas montanhas de Sierra Nevada, a cerca de 260km de Sacramento, toda a área foi atingida pelo incêndio que vem sendo chamado de Dixie Fire, e que arde há três semanas no estado.
Até o momento, uma área de mais de 130 mil hectares já foi reduzida a cinzas, de acordo com o Departamento de Proteção às Florestas da Califórnia.
As chamas do incêndio florestal Dixie consomem uma casa na Rodovia 89 ao sul de Greenville, na Califórnia, em 5 de agosto de 2021
Noah Berger/AP
Ao menos 50 casas ficaram completamente destruídas pelas chamas, e outras 30 construções danificadas, segundo as autoridades americanas.
Além do Dixie Fire, a Califórnia enfrenta outros 12 focos ativos de incêndios. Temporada de verão no hemisfério norte, o estado tem registrado altas temperaturas e uma seca alarmante.
Relatório climático da ONU deve emitir alertas severos sobre aquecimento global
O porta-voz do Corpo de Bombeiros da Califórnia, Mitch Matlow, disse em entrevista coletiva que a corporação “fez tudo o que podia”.
“Às vezes não é suficiente”, lamentou Matlow.
As chamas do incêndio florestal Dixie consomem uma casa na Rodovia 89 ao sul de Greenville, na Califórnia, em 5 de agosto de 2021
Noah Berger/AP
Um representando do serviço florestal americano afirmou, em um pronunciamento, que o comportamento do incêndio é intenso e que não é algo com o que eles estavam acostumados.
Jake Cagle disse ainda que alguns moradores se negaram a deixar o local, o que atrasou os esforços de combate aos incêndios.
“Foi um dia difícil”, disse Cagle.
Cerca de cinco mil pessoas lutam para tentar conter o incêndio, que se tornou no sexto maior da história do estado, segundo o departamento de bombeiros da Califórnia.
Comentar