Influencers contam sobre costumes ‘diferentões’ do dia a dia do país das Olimpíadas. Lista ainda tem melancia quadrada, cafezinho junto de ouriços e mais. Brasileiras mostram privada que ‘canta’ e banheiro transparente no Japão
Os olhares do mundo estão voltados para o Japão por causa das Olimpíadas de Tóquio.
Com uma cultura milenar, muitos costumes e modas dos japoneses também são uma atração à parte para os estrangeiros que vão ao país.
Para descobrir curiosidades de como é a vida por lá, o G1 conversou com 4 influencers brasileiros que vivem no Japão.
Cleide Silva, 30 anos, Julia Dalcin, 29 anos, Isabella Borrego, 24 anos, e Renan Ricci, 30 anos, são influencers brasileiros que mostram o dia a dia no Japão
Reprodução/Instagram
São eles: Julia Dalcin (Hey, Ju! Listen!), Cleide Sousa (Por onde eu vou), Renan Ricci (Ricci no Japão) e Isabella Borrego (Isa Borrego no Japão).
Coisas que surpreendem no Japão, segundo influencers
Toto/Divulgação / Shizuo Kambayashi/AP Photo / Thomas Peter/Reuters / Toru Yamanaka/AFP / Rafael Miotto/G1
Privada que ‘canta’ 🚽 e banheiro transparente
Conheça detalhes de como funciona uma privada no Japão
Uma ida ao banheiro no Japão pode ser uma experiência muito diferente. Aquecimento do assento, música para relaxar e regulagem da força do jato do bidê estão entre os “mimos” vistos nas privadas eletrônicas do país.
Privadas no Japão podem ser super tecnológicas
Toto/Divulgação
Em iniciativa recente, banheiros públicos com paredes de vidro foram instalados em Tóquio. Ao entrar no local e trancar a porta, elas ficam opacas (veja detalhes no vídeo do início da reportagem).
O objetivo é facilitar para que as pessoas vejam qual banheiro está vago ou não, e também para valorizar a limpeza do local.
Banheiro transparente projetado por Shigeru Ban, cujas paredes externas de vidro ficam opacas quando a fechadura é fechada, é visto no Haru-no-Ogawa Community Park, no distrito de Shibuya, em Tóquio, no Japão
Philip Fong/AFP
“Mesmo assim eles ainda têm banheiros de chão em contraste com os banheiros modernos”, explica a publicitária e criadora de conteúdo, Cleide Silva, de 30 anos, que vive no Japão há quase dois anos.
Ela se refere ao sanitários que precisam ser usados de cócoras.
VEJA TAMBÉM
PRATO COLORIDO: Japoneses influenciaram brasileiros a comer verduras
WALKMAN E MAIS: Como os japoneses revolucionaram a indústria de áudio e imagem
DESIGUALDADE DE GÊNERO: Veja casos de sexismo relacionados às roupas das mulheres
MAIS OLIMPÍADAS: Jogos de Tóquio são os que têm mais atletas que se declaram LGBTQIA
Hotel cápsula 💊
Com uma população de mais de 126 milhões de pessoas, o Japão enfrenta problemas de espaço, principalmente nas grandes cidades. Além de as próprias casas e apartamentos serem pequenos, o país também conta com um tipo de acomodação conhecida como “hotel cápsula”.
Hotel-cápsula Capsule & Sauna Century Shibuya, em Tóquio, Japão
Shizuo Kambayashi/AP Photo
“Muita tecnologia e opções para tornar a estadia bem prática e barata, eu costumo utilizar quando faço mochilão pelo país”, diz Renan Ricci, de 30 anos, especialista em marketing digital, que vive no país há 1 ano e meio.
O cliente dorme em sua acomodação dentro de um compartimento, enquanto pode tomar banho em uma área de compartilhada.
☕ Café com animais🐈
Existe um tipo de cafeteria no Japão onde os clientes podem interagir com animais. Podem ser desde gatos ou cães até bichos mais exóticos, como ouriços ou corujas.
Japão tem café temático dedicado aos ouriços
Thomas Peter/Reuters
A ideia é que quem não tem um animal de estimação possa passar um tempo próximo aos bichinhos. Veja mais no vídeo abaixo:
Café gelado não sai de moda nem nos períodos mais frios no Japão
🍉 Melancias quadradas 🔲
As melancias redondas não bastam no Japão. Por lá, é um costume que esta fruta ganhe formas diferentes como a de um quadrado, o que facilitaria na hora de guardá-la.
Existem até algumas em formato de pirâmide e coração. Para ficarem desse jeito, os vegetais são colocados em formas durante o seu crescimento.
Melancias em formatos de coração, pirâmide e quadrada são atração da loja de frutas de luxo no Japão
Toru Yamanaka/AFP
Máquinas automáticas
Elas estão em toda a parte e podem, literalmente, vender qualquer tipo de coisa. É possível encontrar desde bebidas e comidas até garrafas de shoyu com um peixe (de verdade) dentro.
Máquinas de brinquedos surpresa são a nova mania do Japão
“Em Akihabara [bairro de Tóquio], principalmente, é possível achar as com coisas mais bizarras, como poesias, brinquedos antigos, imãs, comida enlatada de emergência, até mesmo roupas íntimas”, afirma Julia Dalcin, de 29 anos, especialista em comunicação digital. Ela vive no Japão há um ano e meio.
Shoyo com pedaços de peixe à venda em Tóquio
Rafael Miotto/G1
Mais sobre o Japão
Conheça o app que supera WhatsApp e Instagram:
Line: brasileiras contam como é usar o ‘zap’ do Japão
Veja 5 contribuições dos japoneses na agricultura brasileira
Comentar