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Confiança do setor de serviços registra maior nível desde março de 2014

Segundo Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE, a confiança dos serviços avançou pelo quarto mês consecutivo, superando o nível pré-pandemia e retornando a patamar mais alto desde 2014. Setor de serviços
Tânia Rego / Agência Brasil
O Índice de Confiança de Serviços subiu 4,2 pontos em julho, para 98,0 pontos, maior nível desde março de 2014 (98,3 pontos), informou a FGV IBRE nesta quinta-feira (29).
Segundo Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE, a confiança dos serviços avançou pelo quarto mês consecutivo, superando o nível pré-pandemia e retornando a patamar mais alto desde 2014.
“O resultado decorre de uma melhora nos dois horizontes temporais, contudo mais intensa nas expectativas das empresas em relação aos próximos meses de um aumento da demanda por serviços que foram preteridos durante à crise. O índice de expectativas voltou a ficar acima dos 100 pontos, sugerindo um certo otimismo com o curto e médio prazo. A aceleração do programa de vacinação, o recrudescimento da pandemia e continuidade na flexibilização de algumas medidas restritivas parecem estar influenciando positivamente no humor dos empresários do setor”, avaliou.
O resultado foi influenciado principalmente pelo Índice de Expectativas, que subiu 6,5 pontos, para 105,6 pontos, maior nível desde novembro de 2012 (106,2 pontos). O Índice de Situação Atual subiu 1,7 ponto, para 90,4 pontos, patamar idêntico ao de fevereiro de 2020, ou seja, nível pré-pandemia.
De acordo com a FGV Ibre, a melhora na confiança de serviços ao longo de 2021 tem sido mais intensa que em 2020 e o indicador já superou o patamar pré pandemia, retornando a níveis de 2014. Essa melhora recente tem sido disseminada em todos os grandes segmentos do setor, mas é possível notar que tem sido mais forte justamente nos segmentos que mais sofreram ao longo de 2020.
“A baixa base de comparação e a expectativa de controle da pandemia ajudam a explicar o resultado. Há uma percepção de melhora da situação atual, mas principalmente aumento das expectativas das empresas para os próximos meses”, informa.

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