Presidente alemão culpa mudanças climáticas por chuvas que causam devastação no país thumbnail
Meio Ambiente

Presidente alemão culpa mudanças climáticas por chuvas que causam devastação no país

Mais de 100 pessoas morreram e 1,3 mil estão desaparecidas no oeste da Alemanha, onde uma imensa quantidade de água tem causado inundações gigantescas e devastado cidades e vilas. O presidente alemão, Frank Walter Steinmeier, durante cerimônia no Palácio de Bellevue, em Berlim, em 26 de março de 2021
Markus Schreiber/AP
O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, culpou nesta sexta-feira (16) as mudanças climáticas pelas fortes chuvas que atingem o oeste do país e já deixaram mais de 120 mortos e 1,3 mil desaparecidos.
Em um pronunciamento, Steinmeier pediu um firme comprometimento com a luta contra as mudanças climáticas e afirmou que esta é a única alternativa para frear fenômenos meteorológicos extremos, como as chuvas intensas que castigam o país.
“Apenas se nos comprometermos de forma resoluta com a luta contra as mudanças climáticas poderemos controlar condições meteorológicas extremas como as que vivemos atualmente”, afirmou o presidente, que disse estar “profundamente arrasado” pela “tragédia”.
VEJA TAMBÉM:
Passa de 120 o nº de mortos após chuvas na Europa; Alemanha é o país mais afetado
‘Muitos afogados no porão da própria casa’, relata brasileira que mora na Alemanha
FOTOS: Veja imagens do rastro de destruição causada pelas chuvas na Europa
ANTES e DEPOIS: Como eram e como ficaram áreas afetadas pelas inundações
Enchentes na Europa provocam mortes e deixam mais de mil desaparecidos
Na Alemanha, o cargo de presidente tem um caráter figurativo, sem poder político, e o governo é comandado pela chanceler Angela Merkel atualmente.
Merkel está em visita oficial aos Estados Unidos, em sua última viagem ao país antes de deixar o cargo, em setembro, após mais de 15 anos no poder.
Ela havia dito na quinta-feira (15) que os extremos climáticos estão se tornando mais frequentes, o que requer ações para conter o aquecimento global. “Pequenos rios se transformaram em torrentes inundadas e devastadoras”.
As chuvas têm afetado também a Bélgica, onde há 18 mortos e 19 desaparecidos, e também Holanda, França, Suíça e Luxemburgo, embora em menor intensidade.
“Eu ofereço minha empatia e meu coração está com as pessoas que perderam entes queridos. Incluo aqueles na Bélgica, em Luxemburgo e na Holanda”, afirmou a chanceler, dizendo que a extensão total da tragédia só será conhecida nos próximos dias.
Chuvas causam inundações no distrito de Blessem de Erftstadt, na Alemanha. Foto fornecida pelo governo do distrito de Colônia em 16 de julho de 2021.
Rhein-Erft-Kreis via AP
VÍDEO: Imagens de drone mostram destruição causada por enchentes na Alemanha
VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Tópicos