Em nota, ONG criticou o ‘desmantelamento’ de políticas públicas que buscam o combate à fome no país. A ONG Ação da Cidadania criticou a proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, de direcionar alimentos desperdiçados para programas sociais.
Nesta quinta-feira (17), Guedes afirmou que o governo estudará formas de doar alimentos desperdiçados pelas famílias brasileiras aos programas sociais – inclusive ao Bolsa Família.
Em nota, a ONG afirmou que o “combate à fome será efetivamente realizado a partir da construção de políticas públicas neste sentido, e não pelo desmantelamento delas como vemos constatando.”
No comunicado, a Ação Cidadania criticou a redução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de pequenos produtores, a queda na distribuição de cestas básicas para grupos populacionais tradicionais e a diminuição da verba para o programa de cisternas na zona rural e para a aquisição de alimentos para estudantes.
Segundo Guedes, um grupo interministerial será formado com as pastas de Cidadania e de Agricultura para debater o direcionamento de alimentos. O ministro não informou data para o anúncio de uma proposta final.
Brasileiro desperdiça, por ano, 41 quilos de comida
Em 2019, o Jornal Nacional mostrou que cada brasileiro manda para o lixo mais de 41 quilos de comida por ano (vídeo acima). Em uma família com três moradores, esse volume chega perto dos 130 quilos. O país descarta, por ano, quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico – basicamente, restos de alimento. É quase 50% de todo o lixo recolhido no país.
Vídeos: Últimas notícias de economia
Comentar