Encontro, realizado usualmente em janeiro de cada ano, já havia sido adiado, primeiro para maio e em seguida para agosto. O Fórum Econômico Mundial, conhecido como Fórum de Davos, cancelou sua reunião anual de 2021 marcada para acontecer em Cingapura dentro de três meses, disse a organização com sede na Suíça nesta segunda-feira (17).
“Lamentavelmente, as circunstâncias trágicas que se desenrolam em todas as geografias, uma perspectiva de viagem incerta, diferentes velocidades de implementação da vacinação e a incerteza em torno de novas variantes se juntam, tornando impossível a realização de uma reunião global com líderes empresariais, governamentais e da sociedade civil de todo o mundo na escala em que foi planejada”, disse em comunicado.
Fórum de Davos , em imagem do encontro de 2020
Denis Balibouse/Reuters
O encontro é realizado todos os anos, usualmente em janeiro, na cidade suíça de Davos. Por conta da pandemia, o Fórum havia sido adiado – primeiro para maio, e depois para agosto deste ano – e também transferido para Cingapura. O evento completou 50 anos em 2020.
“Foi uma decisão difícil, particularmente em vista do grande interesse de nossos parceiros em nos reunirmos não só virtualmente mas pessoalmente, e contribuirmos para um mundo mais resiliente, mais inclusivo e mais sustentável”, disse em nota o fundador e presidente-executivo do Fórum, Klaus Schwab. “Mas a saúde e a segurança de todos os envolvidos é nossa maior prioridade”, apontou.
A próxima reunião anual acontecerá no primeiro semestre de 2022. Sua localização e data serão determinadas com base em uma avaliação da situação no final do verão do hemisfério norte, segundo o comunicado.
Comentar