REFORMA TRIBUTÁRIA A PARTIR DE 3 DE MAIO
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, informou que o primeiro texto da Reforma Tributária será apresentado em 3 de maio, começando a discutir a proposta com a sociedade.
Arthur Lira afirma sempre que a reforma tributária é “a mais importante de todas”. Ele defende a necessidade de “simplificação” do sistema e diz que as privatizações terão espaço.
A Reforma Tributária começará a ser discutida na Câmara e depois vai ao Senado, propondo a simplificação do sistema. Serão substituídos cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
A transição vai demorar dez anos, sem redução da carga tributária. A proposta cria o Imposto Seletivo Federal, que incidirá sobre bens e serviços cujo consumo se deseja desestimular, como cigarros e bebidas alcoólicas.
PFIZER – Na quinta-feira (29), Ministério da Saúde vai receber um milhão de doses da vacina Comirnaty, da Pfizer.
Vacinação com a Comirnaty ficará restrita, no primeiro momento, às 27 capitais brasileiras, por causa do armazenamento a baixíssima temperatura.
BRASIL – Foram vacinadas até agora 29.031.874 de pessoas no Brasil, o que representa 13,71% da população.
No domingo, número de mortes pela Covid-19 caiu para 1.305.
Prevê-se que número de óbitos no Brasil atinja esta semana a marca de 400 mil (ontem fechou a 392.797).
QUEIROGA – Comissão Temporária da Covid-19 ouve hoje, às 10h, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre vacinas – antes da CPI.
CPI – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 se reúne pela primeira vez amanhã, a partir das 10h, para eleger presidente e vice.
SPUTNIK – Anvisa decide hoje sobre liberação da vacina russa Sputnik V.
Comitiva técnica da Anvisa esteve na Rússia estudando essa questão.
ÍNDIA – Nas últimas 24 horas, 2.624 indianos morreram por causa da doença no período. Com isso, o total de infectados no país subiu para 189.544.
Mesmo com números abaixo do Brasil, a Índia vai merecer ajuda dos Estados Unidos, que anunciaram ontem medidas de apoio ao país, sem especificar como.
VOTAÇÕES – Congresso Nacional analisa nesta semana vetos relacionados a aquisição de vacinas, internet para estudantes de escolas públicas e auxílio a mulheres provedoras de família monoparental.
Senadores e deputados podem reestabelecer (ou não) o prazo de cinco dias para a Anvisa conceder autorização temporária de uso emergencial para importação e distribuição de imunizantes.
Também em debate lei que autoriza a União e os demais entes a adquirir vacinas contra a Covid-19 e assumir a responsabilidade civil em relação a efeitos adversos pós-vacinação.
AGENDA – Presidente Bolsonaro está hoje na Bahia, para entregar trecho da duplicação da BR-101 entre a BR-324 e a cidade de Alagoinhas.
ECONOMIA – Dólar fechou na sexta-feira a R$ 5,49, com elevação de 0,78%
E Bolsa caiu para 120.530 mil pontos, com crescimento de 0,97%.
Por RENATO RIELLA
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Comentar