Micro e pequenas empresas criaram 75% das vagas formais de emprego em janeiro, diz Sebrae thumbnail
Economia

Micro e pequenas empresas criaram 75% das vagas formais de emprego em janeiro, diz Sebrae

Foram 195,6 mil vagas de trabalho criadas. Resultado é quase o dobro do mesmo mês de 2020. Pequenos negócios geraram 75% dos empregos formais em janeiro
Reprodução PEGN
As micro e pequenas empresas criaram 195,6 mil vagas de trabalho formal em janeiro deste ano, quase o dobro do registrado no mesmo mês de 2020, quando foram geradas 103,9 mil vagas.
A análise foi feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O saldo positivo em janeiro correspondeu a 75% de todos os 260.353 empregos formais gerados por todas as empresas do país no mês. Foi o sétimo mês consecutivo que os pequenos negócios lideraram a geração de postos de trabalho no país.
Micro e pequenas empresas foram as que mais geraram empregos com carteira assinada em 2020, diz Sebrae
As médias e grandes empresas saíram de um saldo negativo em 2020, com 2.887 postos de trabalho encerrados, para 41,6 mil novos empregos criados em janeiro.
Nos últimos seis meses, os pequenos negócios criaram 1,1 milhão de novos empregos. Já os médios e grandes criaram 385,5 mil novos postos de trabalho.
Os setores que mais contribuíram para os saldos positivos foram:
Serviços;
Indústria de transformação;
Construção.
O bom desempenho dos pequenos negócios confirma a força e a importância desse segmento para a economia brasileira, de acordo com Carlos Melles, presidente do Sebrae.
“Em 2020, foram as micro e pequenas empresas que sustentaram o nível de emprego no país. Esse ano não deve ser diferente”, afirma Melles.

Tópicos