Espécie que corre risco de extinção foi solta no Parque Estadual de Ibitipoca, em Minas Gerais, para ocupar a área e ajudar a restabelecer o habitat. Área recuperada da Mata Atlântica será repovoada com a ave Jacutinga
O Parque Estadual de Ibitipoca, em Minas Gerais, será repovoado com a jacutinga, espécie de ave típica da Mata Atlântica que corre risco de extinção.
O parque é uma reserva de floresta recuperada. No passado, o local já foi um cafezal, mas hoje é utilizado para a reinserção de animais.
Assista a todos os vídeos do Globo Rural
A jacutinga é um pássaro de bico azul e penas negras, que será fundamental para o ciclo de recuperação da mata. Após ela se alimentar, suas fezes contém sementes que levam à disseminação de árvores frutíferas, como explica Roberto Azevedo, criador de aves em extinção.
“Então a gente coloca comida que elas estão acostumada a comer para que, na medida da passagem do tempo, elas comecem a comer. Por exemplo, o palmito, que é um alimento que elas comem naturalmente. Elas comem e soltam nas fezes a semente, longe da árvore que produziu a fruta”, conta.
As aves foram preparadas em cativeiro para a reinserção. Nesta etapa 15 aves foram soltas. Futuramente espera-se que mais 100 jacutingas possam ir para a reserva de Ibitipoca.
Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.
VÍDEOS: mais assistidos do Globo Rural
Comentar