Foram 764 mil chamados com queixas sobre o serviço em 2020. Agência informa que recebeu 2,96 milhões de reclamações para todas as áreas. O serviço de banda larga foi o que teve mais reclamações proporcionalmente ao número de acessos em 2020. Com a pandemia, as queixas dos usuários cresceram 31,6% em comparação a 2019 – foram 764 mil chamados, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Com o resultado, o Índice de Reclamações (IR) médio referente a banda larga ficou em 1,87, dando pela primeira vez a liderança para este segmento. Esse índice mede a quantidade de reclamações registradas a cada mês para um grupo de mil acessos em serviço.
Especialistas apontam problemas mais comuns na banda larga
O setor de telecomunicações como um todo em 2020 atingiu IR de 0,80 contra 0,79 em 2019. Mesmo assim, informa a Anatel, ainda está abaixo do pico de 2016, quando chegou a 0,96.
A agência informou que recebeu 2,96 milhões de reclamações em 2020. Esse número é 0,5% menor que o de 2019. O nível se mantém estável desde 2018, quando foram registradas 2,94 milhões de demandas. O pico de reclamações foi em 2015, quando foram registradas 4,09 milhões de queixas.
Principal reclamação na banda larga
Segundo a Anatel, o item chamado de “Qualidade e Funcionamento” foi o responsável pelo desempenho negativo da banda larga fixa no período.
“Especialmente após o início das medidas de isolamento social associadas à pandemia de Covid-19, entre março e abril do ano passado. A partir de maio, as reclamações sobre qualidade e funcionamento passaram a cair, mas encerraram 2020 ainda em patamares superiores ao do ano de 2019”, disse a agência, em comunicado.
O maior impacto, segundo a Anatel, ocorreu na Claro e nas prestadoras de pequeno porte (PPPs).
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