Zona da Mata tem 60 mil mudas plantadas em ação de reflorestamento do Projeto Conexão Mata Atlântica thumbnail
Meio Ambiente

Zona da Mata tem 60 mil mudas plantadas em ação de reflorestamento do Projeto Conexão Mata Atlântica

Coordenado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o projeto é realizado em 18 propriedades rurais cadastradas na região. Mudas plantadas em ação de reflorestamento na Zona da Mata
IEF/Divulgação
A região da Zona da Mata já tem 60 mil mudas nativas e exóticas plantadas em uma ação de reflorestamento do Projeto Conexão Mata Atlântica. Coordenado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o projeto é realizado em 18 propriedades rurais cadastradas na região.
O balanço é referente ao período entre outubro de 2020 e janeiro deste ano e a meta é chegar a 84 mil mudas até o mês de março. O plantio é realizado em áreas de integração lavoura, pecuária e floresta; em áreas degradadas; de reserva legal ou de preservação permanente.
O diretor-geral do IEF, Antônio Malard, destacou que a ação de plantio de 60 mil mudas visa o manejo florestal sustentável, que acarreta inúmeros benefícios como a captura e manutenção dos estoques de carbono, a proteção e incremento da biodiversidade e o uso sustentável da água e do solo.
“Essa ação está contemplada dentro do Projeto Conexão Mata Atlântica, considerado modelo de restauração e recuperação em Minas Gerais e que está sendo aplicado em 18 propriedades rurais cadastradas. Todo o projeto abrange 175 propriedades rurais na Zona da Mata Mineira, que são atendidas com cercamento de nascentes, doação de mudas, plantio e também capacitação dos produtores rurais”, detalhou.
O Conexão Mata Atlântica é uma iniciativa do Governo Federal e dos governos de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, com apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environmental Facility – GEF).
Em Minas, ele é executado pelas secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), além do IEF e Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg).
Ao todo, são 175 propriedades rurais da Zona da Mata Mineira inscritas na iniciativa, o que soma 1.621,74 hectares atendidos com cercamentos, doação de mudas e plantio.
As ações do Conexão Mata Atlântica em Minas tiveram início em 2017 com a restauração de áreas degradadas e a capacitação de produtores rurais em técnicas de manejo sustentável da água e do solo, nas sub-bacias do Rio Pomba e Muriaé e dos rios Preto e Paraibuna.

Tópicos