Marca manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e campo de provas e sede administrativa para a América do Sul, ambos no estado de São Paulo. Linha de montagem do Ford KA na Ford Company do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), em junho de 2003
Robson Fernandes/Estadão Conteúdo/Arquivo
A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil. No país desde 1919, a montadora mantinha fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), para carros da Ford, e Horizonte (CE), para jipes da Troller.
Ford encerra a produção de veículos no Brasil
A Ford no Brasil; FOTOS
A marca, que fechou 2020 como a 5ª que mais vendeu carros no país, com 7,14% do mercado, manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos no estado de São Paulo.
O anúncio gerou repercussão entre políticos e instituições. Veja abaixo:
Governo da Bahia
“O Governo do Estado lamenta o encerramento da produção nas plantas da Ford em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller, em Horizonte (CE). O governo destaca os impactos socioeconômicos consequentes do fechamento da empresa, importante geradora de empregos e renda no estado. Assim que foi informado, o governador Rui Costa entrou em contato com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) para discutir a formação de grupo de trabalho para avaliar possibilidades alternativas ao fechamento. O governo estadual também entrou em contato com a Embaixada Chinesa para sondar possíveis investidores com interesse em assumir o negócio na Bahia. A decisão da Ford foi informada ao governador Rui Costa durante reunião virtual com representantes da empresa nesta segunda-feira (11). Em nota distribuída à imprensa, a Ford afirma que ‘a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas’, são motivadores da decisão.”
Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil
Elinaldo Araújo (DEM), prefeito de Camaçari
“Com muita tristeza, recebemos esta notícia da Ford. Infelizmente, a crise provocada pela pandemia da covid-19 trouxe consequências ruins para a área da saúde e, também, para a economia, fazendo com que pequenos e grandes negócios se tornem inviáveis. Lamento o fechamento da fábrica e me solidarizo com os trabalhadores.”
João Doria (PSDB), governador de São Paulo
“Lamento decisão da Ford de encerrar sua produção de automóveis no Brasil. A medida afeta o fechamento de fábricas no Ceará, Bahia e SP. Foi decisão global da Ford Motors. No Estado de SP, serão mantidos 700 trabalhadores em atividades no município de Tatuí e na Capital.”
Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados
“O fechamento da Ford é uma demonstração da falta de credibilidade do governo brasileiro, de regras claras, de segurança jurídica e de um sistema tributário racional. O sistema que temos se tornou um manicômio nos últimos anos, que tem impacto direto na produtividade das empresas. Espero que essa decisão da Ford alerte o Governo e o parlamento para que possamos avançar na modernização do Estado e na garantia da segurança jurídica para o capital privado no Brasil.”
Fabio Wajngarten, secretário-executivo do Ministério das Comunicações, em resposta a Maia
“A verdade dos fatos: a Ford mundial fechou fábricas no mundo porque vai focar sua produção em SUVs e picapes, mais rentáveis. Não tem nada a ver com a situação política, econômica e jurídica do Brasil. Quem falar o contrário, mente e quer holofotes.”
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)
“A Anfavea não vai falar sobre o tema, trata-se de uma decisão estratégica global de uma das nossas associadas. Respeitamos e lamentamos. Mas isso corrobora o que a entidade vem alertando há mais de um ano sobre a ociosidade local, global e a falta de medidas que reduzam o Custo Brasil.”
Ministério da Economia
“O Ministério da Economia lamenta a decisão global e estratégica da Ford de encerrar a produção no Brasil. A decisão da montadora destoa da forte recuperação observada na maioria dos setores da indústria no país, muitos já registrando resultados superiores ao período pré-crise. O ministério trabalha intensamente na redução do Custo Brasil com iniciativas que já promoveram avanços importantes. Isto reforça a necessidade de rápida implementação das medidas de melhoria do ambiente de negócios e de avançar nas reformas estruturais.”
Raio-X do Ford no Brasil
G1
Marcos Pereira (Republicanos), deputado federal
“Lamentável receber a notícia do fechamento das fábricas da Ford no Brasil. Serão mais de 5 mil desempregados. O Ministério da Economia precisa ter um olhar mais amigável para com aqueles que geram emprego neste País.”
Ênio Verri (PT), deputado federal
“O que Bolsonaro fez para tentar impedir o fechamento da Ford no Brasil? Nada, como sempre. ‘Não posso fazer nada’ é sua justificativa pra tudo.”
Marcelo Freixo (PSOL), deputado federal
“Lembram quando Bolsonaro disse que se a esquerda vencesse na Argentina nossos vizinhos fugiriam desesperados para cá? Pois a Ford vai fechar TODAS as fábricas no Brasil e manter a produção no Uruguai e Argentina. Bravata não gera emprego nem vai tirar o país do buraco.”
Zeca Dirceu (PT), deputado federal
“Todas as unidades da Ford no Brasil serão fechadas em 2021, milhares de pessoas ficarão desempregadas e milhares de famílias desamparadas. E o que Bolsonaro faz para evitar essa tragédia? O de sempre: NADA!”
5 pontos: Ford encerra produção no Brasil
Kim Kataguiri (DEM), deputado federal
“TRISTE. Quantos empregos precisaremos perder pra vermos que é URGENTE uma profunda reforma administrativa que corte radicalmente privilégios do setor público e que possa viabilizar uma reforma tributária que não só simplifique, mas ABAIXE IMPOSTOS?”
Sâmia Bomfim (PSOL), deputada federal
“O fracasso do neoliberalismo: Ford fechará suas fábricas no Brasil. As ‘soluções’ de Guedes e do mercado são um desastre. Mesmo com teto de gastos, ref. trabalhista e da previdência, o desemprego segue crescendo. Seguiremos lutando por uma economia a serviço da dignidade do povo!”
Paulo Ganime (Novo), deputado federal
“Menos emprego e renda para os trabalhadores. Precisamos urgentemente aprovar as reformas estruturantes para retomarmos o crescimento econômico. Auxílios ajudam no curto prazo, mas não muda o Brasil e na dose errada podem piorar a situação.”
Perpétua Almeida (PCdoB), deputada federal
Há 1 século no Brasil, 1919, a FORD, 1ª montadora instalada no país, anuncia fechamento de suas fábricas. A falta de perspectiva com o Brasil vai afastando empresas e investidores. Mas a Ford continua na Argentina, a vizinha que Bolsonaro não perde a oportunidade de desqualificar. A crise econômica que tende a piorar em 2021, potencializada pelos efeitos da Covid e negativa da vacina, são o maior desestímulo aos investimentos privados. Esse governo não é capaz de equacionar uma solução para o Brasil, capaz de retomar o desenvolvimento, os empregos e renda. Brasil vai se transformando num grande cemitério de vítimas da Covid e também de empresas e empregos. É urgentemente tirarmos o país dessa política genocida e, ao mesmo tempo, votar reforma tributária com redução da carga, geração de emprego e renda e tributação dos milionários.”
Arthur Lira (PP), candidato à presidência da Câmara
“O Brasil fez um esforço imenso para manter a indústria automobilística de pé. Entendemos os impactos da pandemia, concedemos incentivos e benefícios e não é possível que a balança pese a favor de um só. É preciso sentar, conversar e buscar um caminho. Cada vaga de emprego é preciosa!”
Initial plugin text
;
Vídeos: Últimas notícias de Economia
Comentar