PIX: 'rapidez' e 'praticidade' são características preferidas de clientes, diz pesquisa thumbnail
Economia

PIX: 'rapidez' e 'praticidade' são características preferidas de clientes, diz pesquisa

] https://www.caixa.gov.br/vem/Paginas/default.aspx

Sondagem realizada pela área de inteligência de mercado da Globo mostra como os usuários estão utilizando a ferramenta e seu potencial que ainda pode ser explorado. Perspectivas 2021: PIX agiliza cobranças e pagamentos
Uma pesquisa da área de inteligência de mercado da Globo mostra que praticidade e rapidez são as características preferidas de quem aderiu ao PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, desenvolvido pelo Banco Central.
Por “praticidade”, o destaque escolhido pelos entrevistados é a simplificação das transferências de dinheiro por meio das chaves PIX, deixando de lado uma série de dados que eram necessários para DOCs e TEDs. A “rapidez” é uma menção à velocidade tanto de transferência de dinheiro, como de confirmação dos pagamentos.
PIX: entenda o novo sistema de pagamentos
Veja perguntas e respostas sobre o novo sistema de pagamentos
ATENÇÃO: saiba como evitar golpes no cadastro do PIX
SAIBA TUDO SOBRE O PIX NA PÁGINA ESPECIAL DO G1
A ideia da pesquisa era compreender como os usuários estão utilizando a ferramenta e seu potencial que ainda pode ser explorado. A sondagem foi realizada entre 18 e 24 de novembro, com 500 pessoas bancarizadas de todas as regiões do país e de todas as classes sociais.
Ainda que 93% dos entrevistados tenha ouvido falar do PIX em algum momento, 53% encontram alguma novidade em uma lista de funções que o sistema pode realizar. Essa estatística indica que, apesar do nome “PIX” estar difundido na população, a maioria ainda não sabe tudo o que pode ser realizado com ele.
Por isso, oito a cada 10 entrevistados dizem que gostariam de ter um canal aberto com seu banco ou instituição financeira para solucionar dúvidas sobre o novo meio de pagamento. São 77% os que afirmam que as marcas poderia ajudar a esclarecer o assunto. E 74% afirmam que dão preferência para empresas dispostas a ajudar o consumidor.
Entenda como mandar e receber dinheiro pelo Pix
Meio de pagamento
Em geral, o brasileiro se mostra receptivo a novas formas de pagamento. Na pesquisa, foram 60% os que disseram gostar de usar novas tecnologias em serviços bancários ou meios de pagamento. O PIX, contudo, segue mais conhecido como forma de transferir dinheiro.
Dos entrevistados, 72% sabiam que é possível usar o PIX como método de pagamento em lojas. A boa notícia é que a intenção de uso no comércio é “alta ou muito alta” para 44% no caso de lojas físicas e para 47% no e-commerce.
A intenção é maior no comércio eletrônico em virtude da rapidez de confirmação do pagamento, algo que acelera o processo de entrega das compras. Foram 85% que destacaram essa função como importante na compra online.
Hoje, o cartão de crédito é o meio de pagamento favorito para compras online, enquanto o débito é o preferido para lojas físicas. O parcelamento tem importância de destaque, pois 35% apontaram preferência pelo método de pagar no e-commerce e 24% indicaram a preferência nas lojas físicas.
É uma função que ainda não está disponível no PIX.
Número de pagamentos com QR Code cresce 20% ao mês
Descontos
Um incentivo determinante para uso de novas tecnologias de pagamento é a incidência de descontos.
A pesquisa mostra que 3 em cada 4 consumidores já escolheram um método específico de pagar por conta de descontos oferecidos. E 68% dizem que a probabilidade de aumentar o uso do PIX por causa de ofertas é “alta ou muito alta”.
Preços menores também aparecem entre as vantagens indicadas pelos entrevistados ao usar tecnologias de QR Code ou NFC (pagamentos por aproximação). Foram 27% que apontaram as ofertas como vantagem do pagamento por QR Code e 16% para o NFC. É uma lacuna importante, pois 56% dizem nunca ter pagado compras por QR Code e 58% não usaram o pagamento por aproximação.
Ainda assim, a criação de conteúdo para mostrar a facilidade dos métodos continua sendo importante para as instituições financeiras. A praticidade é a característica campeã também do QR Code e do NFC, com 61% e 51% das respostas, respectivamente.
VÍDEOS: Últimas notícias de Economia

Tópicos