BRASIL TERÁ 70 MILHÕES DA VACINA PFIZER
A notícia do dia é o lote de 70 milhões de vacinas da Pfizer que o Governo brasileiro pretende adquirir.
Esta vacina começou a ser aplicada em públicos especiais na Inglaterra, sendo a primeira aceita pelas agências especializadas.
Ontem o Presidente Bolsonaro afirmou que a vacinação será gratuita e não obrigatória.
Causou polemica o anúncio do Governador João Dória, de que pretende aplicar a vacina Coronavac em São Paulo a partir do dia 25 de janeiro.
Diante disso, a Anvisa informou que esta vacina ainda não está aprovada e carece de informações técnicas básicas para ser apreciada.
ÓBITOS – O Brasil registrou nas últimas 24 horas 376 mortes em decorrência do coronavírus. O total de óbitos passou a 177 317.
BEBIDAS – Em Minas Gerais, entrou em vigor o decreto que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes de Belo Horizonte. É medida drástica, a ser observada, ainda não adotada em outras cidades.
PIB – Economistas do mercado financeiro alteraram suas projeções para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2020.
Conforme o Relatório Focus, do Banco Central, a expectativa para a economia este ano passou de retração de 4,50% para queda de 4,40%.
Para 2021, o mercado prevê alta de 3,50% para o PIB.
INFLAÇÃO – Com a adoção da bandeira vermelha nas contas de energia elétrica em dezembro, o Boletim Focus do Banco Central alterou a previsão da inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), com previsão de 4,21% em 2020.
Esta inflação está acima do centro da meta estabelecido pelo Ministério da Economia, que é de 4%.
GÁS – O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, disse que o Governo negocia mudanças no projeto que define novas regras para o setor de óleo e gás, para que possa ser votado esta semana.
O Governo espera que o marco regulatório rompa o monopólio da Petrobras, atraia competitividade para o setor e reduza o custo do insumo.
O Governo também negocia a votação da nova Lei de Licitações. A ideia é estabelecer um novo marco legal para a contratação de obras e projetos no setor público.
BR DO MAR – Câmara dos Deputados aprovou o projeto que incentiva a navegação na costa brasileira (cabotagem), batizado de BR do Mar.
Segue para apreciação do Senado.
O BR do Mar busca aumentar a oferta de embarcações para cabotagem, com o objetivo de melhor explorar o potencial da costa para transporte de cargas.
JUROS – Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central discute a taxa básica de juros, Selic, na última reunião do ano.
Especialistas preveem que seja mantida em 2% ao ano. Definição sai amanhã.
ECONOMIA – Bolsa de Valores fechou ontem praticamente estável, aos 113.590 pontos.
E dólar continua caindo, chegando a R$ 5,11.
Por RENATO RIELLA
Comentar