PIB CRESCE 7,5% NO TERCEIRO TRIMESTRE
Registrado crescimento de 7,5% da economia brasileira no terceiro trimestre deste ano, segundo a Fundação Getúlio Vargas.
Vale lembrar que houve retração de 9,7% no segundo trimestre, em função da pandemia.
Na comparação com o terceiro trimestre de 2019, há queda de 4,4% no terceiro trimestre deste ano.
Com esta aparente recuperação, o Ministério da Economia espera que a queda do PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil chegue a 4% este ano.
INFLAÇÃO – Ipea mostra que a inflação registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) poderá fechar na faixa de 3,5% no final de 2020. Na estimativa anterior, feita em setembro, a inflação prevista era de 2,3%.
Parte desse impulso veio da aceleração dos preços dos alimentos, mas também dos demais bens de consumo.
A alta projetada para os preços dos alimentos em 2020 passou de 11% para 16,2%, o que deve fazer com que esse grupo seja responsável por 60% da variação do IPCA no ano.
As projeções também indicam uma aceleração da inflação para os bens de consumo, de 1% para 2,5%. Os serviços tiveram alta nas projeções, de 0,7% para 1,5%, com exceção dos serviços de educação, estáveis em 1,2%
SEGUNDA ONDA – Ministério da Saúde diz não ter dados suficientes para afirmar se o Brasil está vivendo ou não uma segunda onda da covid-19.
O ataque hacker sofrido há duas semanas causou instabilidade no sistema do Ministério, que ainda não tem uma base de dados consistente para avaliar o crescimento de casos.
VACINAS – Ministério da Saúde deve assinar memorando de entendimento não vinculante para futuras aquisições das vacinas Pfizer, Janssen, Sputinik, Moderna e Covaxin.
Mas não há prazo garantido. Até porque nenhuma vacina foi liberada pela Anvisa.
AMAPÁ – Senado aprovou projeto que compensa os consumidores de energia elétrica do Amapá pelo apagão no estado. Texto segue para a Câmara dos Deputados.
O estado teve o suprimento de energia interrompido em 3 de novembro.
Presidente Bolsonaro prometeu ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, visitar o Amapá nas próximas horas. Deve passar o sábado em Macapá.
ANEEL – Justiça Federal decidiu pelo afastamento imediato da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e também do Operador Nacional do Sistema (ONS), por um período de 30 dias, até que sejam concluídas as investigações sobre o apagão do Amapá.
CONFIANÇA – Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) teve alta de 4,1% na passagem de outubro para novembro deste ano, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
VOOS – Setor aéreo deve operar em dezembro com 80% da capacidade registrada no mesmo mês do ano passado. A previsão é da Secretaria Nacional de Aviação Civil.
No período de isolamento social, as empresas aéreas tiveram redução de 93% nas atividades. A média de 2,5 mil voos diários no Brasil caiu para 200 por dia.
A projeção diz respeito aos voos domésticos.
Quanto aos voos internacionais, em dezembro as linhas aéreas deverão operar com cerca de 45% do nível registrado em dezembro do ano passado.
ELEIÇÃO – Começa hoje e vai até dia 27 o horário eleitoral gratuito do segundo turno das eleições municipais nas emissoras de rádio e TV.
Haverá transmissão para os 57 municípios com mais de 200 mil eleitores onde não houve definição do prefeito no último domingo.
INTERNET – Senado aprovou projeto que incentiva a chamada Internet das Coisas e reduz a zero as taxas de fiscalização de instalação e as taxas de fiscalização de funcionamento dos sistemas de comunicação máquina a máquina.
A isenção tem prazo de cinco anos. O projeto também dispensa a licença para esses equipamentos funcionarem. O texto segue para sanção presidencial.
LIQUIGÁS – Venda da Liquigás, subsidiária da Petrobras e líder no mercado nacional de distribuição de gás de cozinha, foi autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
O negócio abrange três operações distintas, envolvendo as empresas Copagaz, Itaúsa, Nacional Gás Butano (NGB) e Fogás.
A Copagaz será a nova controladora da Liquigás, junto com a Itaúsa.
ECONOMIA – Dólar atingiu ontem R$ 5,313, com recuo de R$ 0,025 (-2,45%).
O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, fechou o dia aos 106.791 pontos, com alta de 0,63%.
Por RENATO RIELLA
Comentar