Economia Política Últimas Notícias

COMÉRCIO VENDE 7,3% MAIS DO QUE EM SETEMBRO DO ANO PASSADO

COMÉRCIO VENDE 7,3% MAIS DO QUE EM SETEMBRO DO ANO PASSADO

As vendas do comércio varejista apresentaram resultado surpreendente em setembro, segundo o IBGE: foram 7,3% superiores às de setembro do ano passado e crescerem 0,6% em relação a agosto deste ano.
Esta alta de setembro é a quinta consecutiva do setor, que vem apresentando avanços desde maio.

Na comparação com agosto deste ano, houve alta em cinco das oito atividades pesquisadas: livros, jornais, revistas e artigos de papelaria (8,9%); combustíveis e lubrificantes (3,1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,1%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (1,1%) e móveis e eletrodomésticos (1%).

Três atividades tiveram queda no período: tecidos, vestuário e calçados (-2,4%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,6%); e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,4%).

VEÍCULOS – Ainda na pesquisa do IBGE, vê-se que, no comércio varejista ampliado, na passagem de agosto para setembro, o setor de veículos, motos, partes e peças registrou crescimento de 5,2%, enquanto em material de construção o aumento foi de 2,6%, ambos, respectivamente, após avanços de 8,3% e 3,6% registrados no mês anterior.

PRIORIDADES – O líder do governo na Câmara, Deputado Ricardo Barros, se reuniu com o Presidente Bolsonaro para debater projetos para votação na Câmara dos Deputados.

O projeto sobre autonomia do Banco Central e a proposta que prevê ajuda da União aos estados estão entre as prioridades.
Também há a intenção do Governo de votar itens como o projeto de incentivo à navegação de cabotagem (BR do Mar) e a Medida Provisória do programa habitacional Casa Verde e Amarela (MP 996/20).

O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, informou que o projeto de ajuda aos estados será incluído na pauta de votações após o primeiro turno das eleições municipais.

A próxima sessão do Plenário deverá ocorrer em 17 de novembro. Segundo Maia, também poderá ser votada uma proposta de emenda à Constituição que institui cota para mulheres nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e na Câmara dos Deputados.

BRASIL – Número de mortes pela covid-19 no Brasil subiu ontem para 566, porque o Ministério da Saúde voltou a divulgar os resultados de quatro estados que estavam sem fornecer a estatística, entre os quais São Paulo.
Total de óbitos chega a 163.368.

MUNDO – A covid-19 continua se expandindo na Europa, mas preocupa mesmo nos Estados Unidos, onde o número de mortes diárias tem ultrapassado mil casos nesta semana.
Assusta ver que a covid-19 volta a atingir intensamente Nova York, A cidade adota a partir de hoje situações de lockdown;

COMBUSTÍVEIS – Os preços da gasolina (+6%) e do óleo diesel (+5%) serão reajustados nas refinarias da Petrobras hoje.
São os primeiros aumentos de novembro.
Houve dois cortes consecutivos no preço da gasolina e um no do diesel no mês passado.

MACAPÁ – Situação no Amapá melhora lentamente, mas o Tribunal Superior Eleitoral decidiu suspender a eleição municipal em Macapá, sem definição de nova data.

VACINA – Como esperado, a vacina chinesa CoronaVac foi liberada para testes ontem pela Anvisa, depois de esclarecida a morte de um voluntário.

ECONOMIA – O dólar voltou a fechar acima de R$ 5,40, e a bolsa de valores caiu pela primeira vez depois de seis altas consecutivas.
O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, fechou aos 104.809 pontos, com recuo de 0,25%. E o dólar a R$ 5,41.
Por RENATO RIELLA

Tópicos