Governo reduz tarifa de importação de brinquedos de 35% para 20% thumbnail
Economia

Governo reduz tarifa de importação de brinquedos de 35% para 20%

Medida aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) passa a valer em 1º de dezembro. Tarifa brasileira era a terceira mais alta do mundo, diz Ministério da Economia. O Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta quinta-feira (5) a redução de 35% para 20% da tarifa aplicada na importação de brinquedos.
Segundo o Ministério da Economia, a medida entra em vigor em 1º de dezembro, mas o impacto nos preços do mercado interno deve ser maior no início de 2021.
Brasil reduziu 17 tarifas de importação em 2019, mas país ainda é considerado fechado
A redução, segundo a pasta, abrange brinquedos como patinetes, triciclos, bonecos, quebra-cabeças e trens elétricos, entre outros.
“A tarifa de 35% vigente para esses itens era a terceira mais elevada do mundo, inferior apenas às praticadas por Afeganistão e Zimbábue. A redução a 20% iguala a tarifa brasileira à Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul e elimina a elevação tarifária excepcional que incidia sobre as importações desde 2011”, informou o ministério.
Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) de novembro de 2019 estimou que a queda na tarifa de importação levaria a uma redução de 5,1% a 5,7% nos preços dos brinquedos ao consumidor e aumentaria em cerca de 7% a quantidade total de brinquedos comercializados no mercado brasileiro.

Tópicos