INSS começa a pagar diferença sobre adiantamento do auxílio-doença a 497 mil segurados thumbnail
Economia

INSS começa a pagar diferença sobre adiantamento do auxílio-doença a 497 mil segurados

Trabalhadores começaram a receber o benefício nesta semana e podem conferir o status do crédito pelo Meu INSS e pelo telefone 135. Pedestre passa diante de agência do INSS em Brasília
Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar as atencipações de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio doença) concedidas até 2 de julho desse ano a 497.085 segurados nesta semana. Ao todo, 1,1 milhão de antecipações foram liberadas.
De acordo com o governo, dos segurados que terão direito ao pagamento da diferença, a duração média do benefício foi de 32 dias. A renda média inicial, por sua vez, ficou em R$ 1.481,99.
A antecipação do benefício foi uma das medidas adotadas pelo governo durante a pandemia.
“O pagamento é feito com correção e proporcional ao tempo de afastamento, ou seja, pelo total de parcelas recebidas”, reforçou a autarquia, no comunicado.
O segurado que tiver direito à diferença receberá uma carta do INSS com as informações do recálculo, assim como do total devido.
É possível acompanhar o status do crédito, bem como os valores, pelo Meu INSS e pelo telefone 135.
Antecipação amenizou efeitos da crise
Para conter os efeitos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus, uma lei aprovada em abril passou a autorizar que o INSS antecipasse o valor de um salário mínimo para os requerentes do auxílio-doença por até três meses.
O objetivo era evitar que o segurado aguardasse o processamento da solicitação sem dispor de uma renda para se manter.
Pela legislação atual, o auxílio-doença é um benefício concedido pelo INSS para os trabalhadores que estão incapacitados temporariamente para o trabalho por mais de 15 dias. Neste caso, normalmente, ela deixa de receber o salário e passa a contar com o auxílio enquanto perdurar o período de afastamento.

Tópicos