Instituição também foi a mais reclamada no segundo trimestre do ano. Ranking do BC leva em consideração o número de reclamações procedentes e o de clientes das instituições. O banco PAN foi a instituição financeira que mais recebeu reclamações de clientes no terceiro trimestre de 2020, informou o Banco Central nesta quinta-feira (15).
A lista leva em consideração as queixas contra instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes. O PAN também foi a instituição mais reclamada no segundo trimestre do ano.
Para fazer o ranking o BC divide o número de reclamações pelo de clientes, assim a instituição equilibra as queixas em relação ao tamanho do banco. É a partir desse índice que o BC faz a lista dos mais reclamados.
O Banco Central considerou procedentes 1.464 reclamações de clientes registradas contra o banco PAN entre julho e setembro. O banco tem 5,733 milhões de clientes.
Em nota, o Banco PAN informou que “trabalha consistentemente em medidas para melhorar e modernizar produtos, processos e a qualidade do atendimento ao consumidor”. A instituição informou ainda que tem investido na digitalização dos negócios e em ciência de dados para oferecer uma melhor experiência na utilização dos seus serviços.
“O PAN reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento”, afirmou.
Neste levantamento, o BMG e o banco Inter ficaram, respectivamente, na segunda e na terceira posições dos bancos com mais reclamações no terceiro trimestre do ano.
No caso do BMG, que tem 5,597 milhões de clientes, foram consideradas procedentes 1.325 reclamações. Já o banco Inter teve 869 reclamações procedentes. A instituição tem 6,875 milhões de clientes.
O BMG informou que ultrapassou a marca de 4 milhões de clientes e que, assim, passou a ser equiparado a instituições de grande porte, o que impactou na posição dele no ranking do BC.
“Desta forma, os critérios adotados pelo BC acabam desfavorecendo a posição do BMG, pois a comparação é realizada com companhias detentoras de centenas de milhares de clientes”, informou.
O banco afirmou ainda que “renova seu firme compromisso de total obediência às normas aplicáveis às suas operações e se coloca inteiramente à disposição de seus clientes em seus canais de atendimento.”
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