Banco PAN lidera ranking de reclamações no terceiro trimestre de 2020, informa Banco Central thumbnail
Economia

Banco PAN lidera ranking de reclamações no terceiro trimestre de 2020, informa Banco Central

Instituição também foi a mais reclamada no segundo trimestre do ano. Ranking do BC leva em consideração o número de reclamações procedentes e o de clientes das instituições. O banco PAN foi a instituição financeira que mais recebeu reclamações de clientes no terceiro trimestre de 2020, informou o Banco Central nesta quinta-feira (15).
A lista leva em consideração as queixas contra instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes. O PAN também foi a instituição mais reclamada no segundo trimestre do ano.
Para fazer o ranking o BC divide o número de reclamações pelo de clientes, assim a instituição equilibra as queixas em relação ao tamanho do banco. É a partir desse índice que o BC faz a lista dos mais reclamados.
O Banco Central considerou procedentes 1.464 reclamações de clientes registradas contra o banco PAN entre julho e setembro. O banco tem 5,733 milhões de clientes.
Em nota, o Banco PAN informou que “trabalha consistentemente em medidas para melhorar e modernizar produtos, processos e a qualidade do atendimento ao consumidor”. A instituição informou ainda que tem investido na digitalização dos negócios e em ciência de dados para oferecer uma melhor experiência na utilização dos seus serviços.
“O PAN reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento”, afirmou.
Neste levantamento, o BMG e o banco Inter ficaram, respectivamente, na segunda e na terceira posições dos bancos com mais reclamações no terceiro trimestre do ano.
No caso do BMG, que tem 5,597 milhões de clientes, foram consideradas procedentes 1.325 reclamações. Já o banco Inter teve 869 reclamações procedentes. A instituição tem 6,875 milhões de clientes.
O BMG informou que ultrapassou a marca de 4 milhões de clientes e que, assim, passou a ser equiparado a instituições de grande porte, o que impactou na posição dele no ranking do BC.
“Desta forma, os critérios adotados pelo BC acabam desfavorecendo a posição do BMG, pois a comparação é realizada com companhias detentoras de centenas de milhares de clientes”, informou.
O banco afirmou ainda que “renova seu firme compromisso de total obediência às normas aplicáveis às suas operações e se coloca inteiramente à disposição de seus clientes em seus canais de atendimento.”
Vídeo
Veja abaixo reportagem sobre o PIX, sistema de pagamentos instantâneos que começa a funcionar em novembro:
PIX: entenda a diferença entre DOC e TED ao transferir dinheiro

Tópicos