Ações do setor de viagens pressionam mercados acionários da Europa thumbnail
Economia

Ações do setor de viagens pressionam mercados acionários da Europa

Investidores se preocupam com ressurgimento de casos de coronavírus na Europa. Os mercados acionários europeus fecharam em baixa nesta sexta-feira (18), com as ações dos setores de viagens, bancos e automóveis liderando as perdas, uma vez que o ressurgimento de casos de coronavírus em todo o continente reacendeu temores sobre o impacto da pandemia na recuperação econômica.
O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,62%, a 1.430 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,66%, a 369 pontos.
OMS alerta para a aceleração da transmissão do coronavírus na Europa
Covid-19 acelera na Europa e transmissão em setembro está mais rápida que no início da pandemia, diz OMS
O FTSE 100, de Londres, registrou queda de 0,7%, com a proprietária da British-Airways, a ICAG, a easyJet e a operadora de cruzeiros Carnival caindo entre 8% e 15% em meio à discussão de um segundo lockdown no Reino Unido depois que os casos britânicos de Covid-19 quase dobraram, a 6 mil por dia.
O setor de viagens e lazer teve o pior desempenho, apresentando queda de 3,5%.
Outras nações europeias, da Dinamarca à Grécia, anunciaram novas restrições para conter o aumento das infecções por coronavírus em algumas de suas maiores cidades.
“Se o aumento nos casos se tornar forte o suficiente para que os lockdowns tenham que ser apertados a ponto de prejudicar a recuperação econômica, isso se tornará um fator de risco”, disse Mobeen Tahir, diretor associado de pesquisa da Wisdom Tree.
O índice bancário recuou 2,6%, atingindo seu nível mais baixo desde 26 de maio e caminhando para registrar mínimas recordes depois que os principais bancos centrais do mundo se comprometeram em manter os juros mais baixos por um longo período de tempo.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,71%, a 6.007 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,70%, a 13.116 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,22%, a 4.978 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,09%, a 19.524 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 2,21%, a 6.929 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,80%, a 4.252 pontos.

Tópicos