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Streaming de vendas aumenta interação nas compras online: “A humanização é uma tendência”, diz consultora

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Rede de vinhos é uma das primeiras marcas a usar o atendimento ao vivo pela internet no Brasil. Em duas semanas, o serviço vendeu mais do que a loja virtual. Para humanizar o atendimento nas compras online, o varejo brasileiro começou a investir no streaming de vendas, modalidade onde o cliente conversa ao vivo com o vendedor em uma transmissão de vídeo pela internet.
Já utilizado há algum tempo na China e em outros países, por aqui uma rede de lojas de vinhos é uma das primeiras a oferecer o serviço.
“Desenvolvemos uma plataforma que se juntou ao nosso comércio eletrônico e lá nosso consultor e vendedor tira todas as dúvidas. A pessoa pode comprar, fazer uma assinatura. É a mesma experiência que ela tem na loja”, explica Diego Bonassa, gerente nacional da empresa.
Para a consultora de vendas Carol Manciola, a tecnologia nivelou as empresas, que agora buscam outra vantagem competitiva.
“A humanização é uma tendência. Para você se diferenciar vai precisar personalizar. E essa personalização, que considera o momento, o ritmo e o desejo do cliente naquele instante, só o ser humano é capaz de fazer”, afirma.
Em duas semanas, o streaming de vendas da marca vendeu mais do que a loja virtual. “Só o ser humano tem, pelo menos por enquanto, a capacidade de lidar com problemas complexos, com aquilo que é imprevisível. E isso de fato é o diferencial”, diz Carol.
Saiba como funciona
Um estúdio foi montado em uma pequena parte de uma das lojas. O vendedor fica disponível das 12h às 18h. Os clientes digitam as dúvidas e ele responde no vídeo. A compra pode ser feita na hora, clicando na mesma tela do computador.
O custo é o mesmo de manter um vendedor dentro da loja física, só que o resultado é muito maior, já que ele alcança dezenas, centenas de pessoas ao mesmo tempo.
É preciso investir em logística. “Você pode vender pro mundo inteiro. Seu desafio, a partir daí, vai ser entregar”, afirma Carol.
Outro cuidado importante é na escolha do vendedor para esse canal. Ele tem que compensar a distância com simpatia e envolvimento extra.
Veja a reportagem completa:
Rede de loja de vinhos inova e lança atendimento ao vivo pela internet

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