Na quinta-feira, Ibovespa fechou estável, a 100.623 pontos. A bolsa de valores brasileira, a B3, opera em alta nesta sexta-feira (28), de olho na cena local, onde os agentes avaliam a aprovação de transferência imediata ao Tesouro Nacional do resultado cambial do Banco Central.
Às 14h36, o Ibovespa tinha alta de 1,38%, a 101.981 pontos. Veja mais cotações.
Na quinta-feira, o Ibovespa encerrou estável, a 100.623 pontos. Na parcial do mês, passou a acumular queda de 2,22% na parcial do mês. No ano, o Ibovespa tem baixa de 12,99%.
Cenário local
O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou na quinta-feira o Banco Central a repassar R$ 325 bilhões para o Tesouro Nacional. O dinheiro deverá ser usado no pagamento da Dívida Pública Mobiliária Interna, isto é, o endividamento do governo feito em reais. Em nota, o conselho informou que o valor a ser repassado poderá ser ampliado “caso haja necessidade”.
Além disso, a equipe econômica do governo chegou ao valor pedido pelo presidente Jair Bolsonaro para a prorrogação do Auxílio Emergencial até o fim do ano: R$ 300. Com isso, o anúncio do programa Renda Brasil ficará para um segundo momento, já que a equipe econômica deve apresentar novos cálculos para que o presidente tome a decisão. Isso ocorre após divergências entre Bolsonaro e a equipe do ministro Paulo Guedes, em meio a preocupações sobre a agenda fiscal do país.
Os agentes do mercado têm avaliado que as divergências dificultam o cumprimento de uma agenda fiscal no sentido de austeridade, o que ameaça manter a dívida pública em trajetória de alta, deteriorando a percepção sobre as contas públicas do país e reduzindo a confiança dos investidores.
Variação do Ibovespa em 2020
G1 Economia
Comentar