No começo da crise, setor precisou destruir boa parte da produção, mas encontrou na internet uma saída. Mesmo assim, faturamento está 35% menor. Produtores de flores usam a venda online para amenizar prejuízos da pandemia
O setor de flores ornamentais vem se recuperando após o tombo causado pela pandemia do novo coronavírus, que diminuiu drasticamente a demanda.
Em Holambra, no interior de São Paulo e principal região produtora do país, o cenário está bem diferente do visto no início da crise, quando milhares de flores foram trituradas por falta de compradores.
Assista a todos os vídeos do Globo Rural
Após a apreensão, o setor resolveu investir em alternativas para escoar o produto. Com as portas fechadas para o consumidor, cooperativas e agricultores investiram nas vendas online.
Mesmo assim, o setor ainda sofre para voltar aos patamares pré-pandemia. O faturamento da atividade está 35% menor na comparação com o mesmo período de 2019.
O Brasil é o oitavo maior produtor mundial de plantas ornamentais. Só no ano passado, o setor faturou mais de R$ 8 bilhões.
Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.
Comentar