O Pantanal enfrenta a pior seca em 50 anos e sofre com o fogo, que já consumiu área recorde. O prejuízo em biodiversidade é incalculável. E o pior ainda pode estar por vir. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Diante da pior seca das últimas cinco décadas, a maior planície alagada do planeta arde em fogo. Desde o início de 2020, as queimadas consumiram uma área dez vezes maior que a cidade de São Paulo. As consequências são devastadoras para a fauna, a flora e a população humana que tem no bioma a sua casa. E, a julgar pela média histórica, o pior está por vir nos próprios meses. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com a repórter da TV Globo no Mato Grosso do Sul Cláudia Gaigher, que cobre a relação fogo-Pantanal há 21 anos. Cláudia detalha por que a situação é mais grave este ano e quais são as causas desta tragédia. Participa também a bióloga Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul, que explica a singularidade do ecossistema e denuncia o risco de perda de biodiversidade no coração da América do Sul.
O que você precisa saber:
Por que o Pantanal vive ‘maior tragédia ambiental’ em décadas
Em duas semanas, total de queimadas no Pantanal supera o registrado em agosto de 2019
Queimadas no Pantanal consomem desde janeiro área 10 vezes maior do que a cidade de SP
Avanço do fogo ameaça santuário de araras azuis no Pantanal
Fumaça de incêndio no Pantanal viaja quase 430 km e deixa céu de Campo Grande acinzentado
Pará, Amazonas e Mato Grosso somam 60% das queimadas de agosto
Queimadas no Pantanal de MS destroem plantações de ribeirinhos e vegetação nativa
Ajude o Pantanal: conheça instituições que trabalham para manter a vida do bioma
O podcast O Assunto é produzido por: Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti e Renata Bitar. Apresentação: Renata Lo Prete.
Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.
Comentar