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Lucro da Ultrapar recua 60% no segundo trimestre

Empresa teve lucro de R$ 50 milhões entre abril e junho; resultado foi pressionado pelas medidas de distanciamento social. O grupo empresarial Ultrapar registrou queda de quase 60% no lucro líquido do segundo trimestre ante mesmo período de 2019, pressionado pelos impactos das medidas de distanciamento social que fizeram sua principal unidade, a rede de postos Ipiranga, ter queda de 18% nas vendas de combustíveis.
A companhia teve lucro de R$ 50 milhões entre abril e junho, ante expectativa média de analistas compilada pela Refinitiv de R$ 113 milhões.
Posto Ipiranga durante o anoitecer na avenida Morumbi, zona sul de São Paulo
Marcelo Brandt/G1
A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de R$ 611 milhões, queda de 14% na comparação anual e abaixo da previsão média da Refinitiv de R$ 702 milhões.
A Ultrapar afirmou que em abril os volumes de venda de combustíveis do ciclo Otto despencaram 37% ante mesmo mês de 2019, enquanto no diesel a queda foi de 17%.
“Em maio e junho os volumes vendidos registraram importante e gradual recuperação”, afirmou a companhia no balanço, após flexibilizações da quarentena em uma série de Estados.
Segundo o balanço, para mitigar a queda nas vendas da Ipiranga, a rede de postos de combustíveis reduziu gastos “em diversas áreas, que possibilitaram a corte das despesas gerais, administrativas e de vendas em 32% na comparação anual”.
Enquanto isso, o nível de inadimplência registrado “apresentou ligeiro aumento e manteve-se em patamares aceitáveis para o período”, afirmou a Ultrapar sobre a Ipiranga.
O grupo, que ainda soma negócios em transporte e armazenamento de granéis líquidos, distribuição de gás liquefeito, especialidades químicas e varejo farmacêutico, teve leve queda na relação dívida líquida sobre Ebitda ajustado, passando de 3,3 vezes no fim de março para 3,2 vezes.
A companhia afirmou que o conselho de administração aprovou proposta para não pagar dividendos intermediários relativos a 2020 como forma de preservar caixa, que fechou o semestre em R$ 8,45 bilhões ante R$ 6,42 bilhões um ano antes.

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