Pesquisador de RO lança livro com imagens da Floresta Amazônica registradas durante 10 anos thumbnail
Meio Ambiente

Pesquisador de RO lança livro com imagens da Floresta Amazônica registradas durante 10 anos

Acervo é composto por 200 imagens espalhadas por 130 páginas que trazem informações sobre a floresta e está disponível em formato Ebook. Livro “Amazon Rainforest Secrets” está disponível na Amazon.
Flávio Terassini/Arquivo pessoal
Dos animais maiores aos menores, dos até mais estranhos a paisagens que desenham a essência da Floresta Amazônica. Registradas em expedições e trabalhos em campo, o biológo de Rondônia Flávio Aparecido Terassini transformou em livro 10 anos de fotos que imprimem seu olhar sobre a biodiversidade da região.
O livro Amazon Rainforest Secrets (Segredos da Floresta Amazônica, na tradução livre) já está disponível em formato Ebook. A publicação foi feita no último fim de semana, mas pode ser baixado gratuitamente na Amazon exclusivamente nesta terça-feira (28). Nos dias seguintes, o leitor pode comprar por cinco dólares (no sistema Kindle) (clique aqui e baixe o livro).
Além disso, está disponível no momento apenas em inglês, pois a ideia de Flávio é alcançar e mostrar ao mundo o que é a Amazônia.
O reforço na tradução e conferência do idioma veio da esposa do pesquisador, Mariana Terassini, que é professora na área. Já o auxílio na identificação das espécies que constam no livro partiu de pesquisadores brasileiros e norte-americanos.
Parque Nacional Pacaas Novos.
Flávio Terassini/Arquivo pessoal
“O assunto, na verdade, é o segredo da Amazônia tropical, e eu tento divulgar para o mundo o que nós temos de bom na Amazônia. A gente sabe que tem queimadas, desmatamento. Mas ainda temos 80% dela preservada. Ele é quase um guia ilustrado de basicamente imagens, mas tem muita escrita, informação científica”, disse.
No total, o acervo é composto por 200 imagens espalhadas por 130 páginas que trazem informações sobre a floresta. Com linguagem mais didática, crianças, jovens, adultos e idosos podem ter acesso ao conteúdo e entender sobre a importância da preservação ambiental do bioma.
Nesses 10 anos, cerca de quatro mil novas espécies na Amazônia foram catalogadas, segundo Terassini.
Além de ilustrar o variados tipos de animais e paisagens, o livro traz histórias sobre o Rio Madeira, o maior afluente do Amazonas, o terceiro maior rio do país e o 18º maior do mundo. Usado como um “corredor” à exportação, a bacia do Madeira conta com 1.067 espécies de peixes inventariadas.
“O Rio Madeira é o rio onde tem a maior diversidade de espécie diferentes de peixes. Temos mais de mil espécies catalogadas. Se compararmos, por exemplo, com a América do Norte, há pouco mais de 200 espécies, toda Europa e África, tem 400. E vou contando essas histórias e curiosidades”, complementou.
Rio Guaporé.
Flávio Terassini/Arquivo pessoal
Amazônia em alerta
Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) disseram, em carta aberta, que o desmatamento em 2020 na Amazônia pode ser 28% maior que no ano anterior. Na comparação com 2018, aumento seria de 72%.
A estimativa considera o intervalo entre agosto e julho na comparação com o mesmo período um ano antes.
Os servidores explicam que, até o dia 9 de julho, o desmatamento, comparado com o ano anterior, era 13% maior. Como ainda faltavam 21 dias para o fim do período, a tendência é que o número aumente. A área total desmatada na floresta pode chegar a 13 mil km².
A Amazônia registrou 1.034,4 km² de área sob alerta de desmatamento em junho, recorde para o mês em toda a série história, que começou em 2015. No acumulado do semestre, os alertas indicam devastação em 3.069,57 km² da Amazônia, aumento de 25% em comparação ao primeiro semestre de 2019.

Tópicos