Sem a mãe, filhote entrou em uma casa e a polícia foi até o local para buscá-lo. Animal pode ser solto na natureza ou ficar em abrigo por um tempo. Policial dá leite em mamadeira para filhote de cervo
Um filhote de veado-catingueiro entrou em uma casa na zona urbana de Curvelândia, a 282 km de Cuiabá. A equipe ambiental de Cáceres foi acionada e fez o resgate do animal, na sexta-feira (12).
Um vídeo gravado pela própria polícia mostra uma policial ambiental dando leite para o filhote após o resgate. (Veja acima)
Animal tem só dois meses de vida e estava sozinho, sem a mãe
Polícia Militar Ambiental-MT/Divulgação
O animal tem só dois meses de vida e está sendo submetido a uma série de exames médicos.
Se ele apresentar boas condições de saúde para ser reinserido à natureza, já que ainda é um filhote, poderá ser enviado a um santuário. Caso contrário, ficará aos cuidados do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).
Animal deve ser levado para abrigo ou solto na natureza
Polícia Militar Ambiental-MT/Divulgação
Veado-catingueiro
O veado-catingueiro é uma espécie sem galhada. O macho adulto mede pouco mais de um metro e pode pesar vinte quilos. Ele tem pelos mais longos e macios, se comparado ao veado-mateiro.
A coloração da pelagem pode variar (marrom ou acinzentado); a mancha clara sobre os olhos é uma característica, que chega a desaparecer em alguns indivíduos.
O veado-catingueiro é um cervídeo com tendência a vida solitária, reunindo-se apenas para acasalar. A perda do habitat e a caça são as principais causas para o declínio populacional, que estaria levando o veado-catingueiro rumo à extinção.
Comentar