Petróleo vira e fecha em alta após manutenção dos juros nos EUA thumbnail
Economia

Petróleo vira e fecha em alta após manutenção dos juros nos EUA

Banco central sinalizou que irá manter a taxa de juros próximo de zero até 2022. Fábrica de refino de petróleo no Texas
Mark Felix/AFP
Depois de operar a maior parte da sessão em baixa, após dados indicarem aumento dos estoques de petróleo nos Estados Unidos, os preços dos contratos futuros da commodity viraram e encerraram em alta nesta quarta-feira (10) após a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
Os preços do petróleo WTI (contrato para julho) fecharam em alta de 1,7%, a US$ 39,6 por barril. O contrato para agosto do Brent subiu 1,33%, a US$ 41,73 o barril.
O BC americano manteve as taxas de juros perto de zero e sinalizou que não deve haver elevações antes de 2022.
Estoques em alta
Os estoques americanos de petróleo subiram em 5,72 milhões de barris na semana passada, para 538,065 milhões de unidades, de acordo com dados divulgados nesta quarta pelo Departamento de Energia dos EUA (DoE, na sigla em inglês). O aumento contrariou a expectativa dos analistas consultados por The Wall Street Journal, de queda de 1,2 milhão de barris no período.
Ontem, os dados do API (American Petroleum Institute, grupo comercial privado da indústria), mostraram um aumento semanal enorme, de 8,4 milhões de barris nos estoques.
Analistas previam um pequeno declínio, apesar de cada vez mais atribuírem muita incerteza às suas previsões em função de mudanças imprevisíveis na reserva estratégica de petróleo do governo dos EUA e um fator de ajuste crescente, que é a diferença entre os estoques reportados e os implícitos no cálculo de importações, exportações, demanda e produção de refinarias.

Tópicos