Governo reajusta previsão da safra de grãos, mas mantém expectativa de produção recorde thumbnail
Economia

Governo reajusta previsão da safra de grãos, mas mantém expectativa de produção recorde

Estimativa da Conab é de que o país produza 250,5 milhões de toneladas de grão, aumento de 3,5% em relação à última temporada. Colheita do arroz: safra do alimento deverá ser 6,5% maior neste ano
Rui Ragagnin/Irga
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou nesta terça-feira (9) os números da safra brasileira de grãos. A previsão é que a temporada 2019/20 produza 250,5 milhões de toneladas, 400 mil toneladas a menos do que no último levantamento, divulgado em maio.
Mesmo assim, a expectativa ainda é de safra recorde, superando em 8,5 milhões de toneladas ( 3,5%) o último ciclo.
“Com a colheita finalizada praticamente em todas as culturas de primeira safra, e as de segunda em andamento, o que falta agora é a conclusão do plantio das culturas de inverno e os números resultantes da terceira safra”, diz a Conab, em nota.
“Além disso, será necessário observar o comportamento climático, que pode influenciar na produtividade destas culturas.”
Soja e milho
Principal produto de exportação do Brasil, a soja apresenta uma produção recorde de 120,4 milhões de toneladas, 4,7% a mais do que a safra 2018/19.
O milho total, somatório da primeira, segunda e terceira safras chega ao recorde de 101 milhões de toneladas com uma área de 18,5 milhões hectares. A produção nas três safras devem alcançar, respectivamente, 25,4 milhões de toneladas, 74,2 milhões de toneladas e 1,33 milhão de toneladas.
Arroz e feijão
A colheita de arroz está próxima do fim e sua produção está estimada em 11,1 milhões de toneladas, 6,5% superior ao volume produzido na safra passada.
Já a produção de feijão deverá chegar a 3,07 milhões de toneladas, 1,9% superior ao obtido em 2018/19. A primeira safra está totalmente colhida, enquanto as lavouras de segunda safra estão em processo de colheita e as de terceira safra finalizando o plantio.
Algodão e trigo
Já o algodão em pluma tem uma produção estimada em 2,89 milhões de toneladas, 3,9% superior à safra passada.
Nas culturas de inverno, o trigo têm boas perspectivas, com um crescimento de 6,7% na área a ser cultivada e a produção devendo chegar a 5,7 milhões de t, dependendo do comportamento climático.

Tópicos