Vale entra em negociação com australiana NCZ para venda de operações de Nova Caledônia thumbnail
Economia

Vale entra em negociação com australiana NCZ para venda de operações de Nova Caledônia

Empresa já havia fracassado em tentativa anterior de vencer uma fatia no ativo de exploração de níquel e cobalto. A mineradora Vale informou que iniciou negociações exclusivas com a empresa australiana New Century Resources (NCZ) para a venda de sua participação em operações de níquel e cobalto na ilha de Nova Caledônia, no Pacífico.
As conversas, promovidas por meio da Vale Canada Limited, incluem um pacote financeiro com o objetivo de apoiar a continuidade das operações da Vale Nova Caledônia e a transição do ativo para a NCZ, disse a Vale em comunicado na noite de segunda-feira.
“As partes planejam também o engajamento conjunto com o Estado francês buscando assegurar a continuidade do suporte por meio de financiamento”, acrescentou a mineradora brasileira, sem entrar em detalhes ou citar valores.
A companhia disse, no entanto, que com esse anúncio seus investimentos detidos na Vale Nova Caledônia serão registrados a valor justo e classificados como “ativo mantido para venda” em seu balanço, o que levará a uma perda adicional por redução no valor recuperável do ativo de aproximadamente US$ 400 milhões, a ser reconhecida no segundo trimestre.
A Vale havia informado em abril o recebimento de ofertas não vinculantes pela operação em Nova Caledônia. A empresa já havia fracassado em tentativa anterior de vencer uma fatia no ativo.
A companhia disse ainda que tem buscado “transformar o negócio de Metais Básicos, simplificando suas operações e permitindo o foco contínuo nos ativos core”.

Tópicos